Regras do PIS/PASEP variam de acordo com perfil do trabalhador e você pode ser BENEFICIADO

O PIS/PASEP são programas criados para beneficiar trabalhadores com carteira assinada que não recebem mais do que dois salários mínimos por mês. O abono pode chegar ao valor máximo do piso nacional vigente a depender de quanto tempo de contrato o funcionário manteve no ano-base.

Como é feito o cálculo do PIS/PASEP? Simule agora quanto irá receber
Regras do PIS/PASEP variam de acordo com perfil do trabalhador e você pode ser BENEFICIADO. (Imagem: FDR)

Em 2023, o benefício é referente ao ano de 2021. Aqueles que trabalharam pelo menos 30 dias no ano-base receberão uma quantia equivalente ao tempo de serviço prestado. O cálculo funciona da seguinte forma: a quantia corresponde ao salário mínimo dividido por 12 e multiplicado pelos meses trabalhados em 2021.

Como o salário mínimo adotado para este ano é de R$ 1.302, cada mês trabalhado em 2021 corresponde a um abono de R$ 109, que é o menor valor que um beneficiário do PIS/PASEP pode receber em 2023. Veja a seguir os valores correspondente a cada quantidade de meses.

QUANDO O PIS/PASEP DE QUEM TRABALHOU EM 2022 VAI SER PAGO? VEJA O CALENDÁRIO E A REGRA!

Requisitos para receber o PIS/PASEP em 2023

Segundo o Governo Federal, os trabalhadores poderão checar se têm direito ao abono e, se sim, quanto vão receber acessando o site gov.br ou o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. A consulta poderá ser feita a partir do dia 5 de fevereiro.

As informações do valor e também a data exata do depósito podem ser acessadas por telefone, pela Central de Atendimento do Ministério do Trabalho, que atende pelo número 158.

Calendário do PIS 2023 (baseado no mês de nascimento)

Calendário do PASEP 2023

YouTube video player
Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile