Depois do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmar que não será mais permitido fazer a solicitação do saque-aniversário pelo FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), o número de pedidos bateu recorde. Até 24 de janeiro foram realizados 2,2 milhões de saques, que totalizaram R$ 1,11 bilhão, de acordo com a Caixa Econômica Federal.
A solicitação do saque-aniversário pelo FGTS acontece online, quando o trabalhador abre mão de receber o saque rescisão e troca a modalidade de saque do fundo de garantia. É que ao autorizar que anualmente seja transferido em sua conta uma parcela do que está sendo acumulado no FGTS, o funcionário não será contemplado com o valor total do fundo em uma possível demissão.
Justamente por esse motivo, e devido as reclamações de que aqueles que arrependem precisam aguardar dois anos para voltar ao saque rescisão, o ministro do Trabalho defende o fim do saque-aniversário. A ideia é que em março o Conselho Curador do FGTS avalie essa proposta e seja favorável a mudança. A partir de então não será mais possível fazer a solicitação.
Para quem já fez a solicitação do saque-aniversário pelo FGTS nada muda. Acontece que os aniversariantes de janeiro têm até a próxima terça-feira (31) para fazer a troca, caso contrário não conseguirão mais receber a quantia. A regra é que o pedido de mudança deve acontecer até o último dia do mês de nascimento do cidadão.
Como fazer a solicitação do saque-aniversário pelo FGTS
Embora Luiz Marinho tenha dado como prazo final para solicitação do saque-aniversário pelo FGTS o mês de março, para nascidos em janeiro e fevereiro esse prazo é outro. Tudo porque, como foi dito, os trabalhadores têm até o último dia do mês do seu nascimento para fazer o pedido de mudança.
Caso contrário, receberão a parcela do saque-aniversário apenas no ano seguinte, mas se houver a extinção dessa modalidade quem não fez a troca não poderá mais receber. O pedido acontece da seguinte forma:
- Acesse o aplicativo do FGTS e faça login;
- Agora, selecione “Meus saques” e clique em “saque-aniversário”;
- Em seguida escolha “Fazer troca da sistemática de saque” e mais uma vez escolha “saque-aniversário”;
- Confirme a mudança.
Conforme o calendário do programa em que a parcela é liberada a partir do primeiro dia do mês de aniversário do cidadão, a quantia será transferida para a conta bancária que for indicada.