Pagamentos das aposentadorias do INSS são ADIADOS e nova data já foi anunciada

Como foi divulgado desde o ano passado pelo próprio INSS, os pagamentos dos seguros de 2023 começam a ser efetuados no dia 25 de janeiro. Porém, foi anunciado esta semana que um grupo de beneficiários só receberá o depósito depois dessa data.

Pagamentos das aposentadorias do INSS são ADIADOS e nova data já foi anunciada. (Imagem: FDR)

No dia 25 de janeiro é comemorado o aniversário da cidade de São Paulo, portanto, é feriado municipal para os moradores da capital paulista. Sendo assim, os bancos da cidade não funcionarão na data, o que gerou um adiamento dos depósitos programados para este dia.

O grupo de beneficiários do INSS que mora em São Paulo e deveria receber o seguro nesta quarta-feira, segundo o calendário da autarquia, só vai poder ter acesso ao benefício no dia seguinte, 26 de janeiro. Para os demais locais do país sem feriado, o calendário será seguido normalmente.

Recebem o pagamento no dia 25 de janeiro os aposentados, pensionistas e beneficiários que ganham do INSS o valor mensal de um salário mínimo e têm como último dígito do cartão previdenciário o número “1”. Lembrando que o dígito considerado nessa lógica é o que vem antes do traço.

Neste ano, o grupo de segurados que recebe o piso do benefício recebe um aumento no valor, conforme o reajuste do salário mínimo. Para 2023, o piso nacional determinado pelo Governo Federal corresponde a R$ 1.302. Todos os beneficiários que têm direito a este valor receberão o pagamento referente ao mês de janeiro até o dia 7 de fevereiro.

COMO FAZER A REVISÃO DA VIDA TODA DO INSS? VEJA O PASSO A PASSO E COMO FUNCIONA EM 2023

Calendário de pagamento de janeiro de 2023 para quem recebe até um salário mínimo do INSS

*Beneficiários da cidade de São Paulo com NIS final 1 receberão apenas na quinta-feira (26)

Já o aumento do seguro de quem recebe mais que um salário mínimo foi determinado tendo como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A variação divulgada, que se refere ao ano de 2022, foi de 5,93%, e esse foi o percentual aplicado no reajuste dos benefícios que excedem o valor do piso.

Calendário de pagamento de janeiro de 2023 para quem recebe mais que um salário mínimo do INSS

Emília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile