A Kavak, start-up do ramo de vendas de automóveis novos e seminovos, vem gerando a indignação de seus consumidores nos últimos meses. Oferecendo garantia de até dois anos nos carros obtidos através dos seus serviços, a empresa tem sido alvo de diversas críticas de seus clientes.
A principal reclamação dos consumidores contra a Kavak vem sendo a de cobranças indevidas. Este foi o caso do paulistano Caio de Moraes, que optou por comprar Citroën C3 2014 através do site.
“Comprei o carro no dia 25/11/2022 e já no dia 01/12/2022 notifiquei a empresa com uma lista de 12 problemas constatados. Entre eles, problemas de potência, trancos no câmbio, barulhos na suspensão e alinhamento inadequado. Deixei o carro lá para diagnóstico e com surpresa recebi o resultado que somente dois problemas foram realmente constatados”, afirmou Moraes.
Contudo, apesar de anunciar uma garantia de dois anos para os seus consumidores, Moraes afirma que a Kavak alegou que as peças haviam quebrado por desgaste natural, algo que não está coberto pelo seguro do site.
Este é um dos exemplos de cobrança indevida da empresa, pois de acordo com a legislação, nos primeiros 90 dias de contrato a cobertura é total, inclusive de peças de desgaste natural.
Em contato com o Procon da cidade de São Paulo, a autoridade em defesa do consumidor revelou um alarmante número de queixas contra a start-up de venda de veículos novos e seminovos.
Assim, segundo os dados do Procon, em 2022, a Kavak Tecnologia e Comércio de Veículos Ltda recebeu 476 reclamações. Entre elas, o principal problema relatado é “dificuldade em trocar ou consertar no prazo de garantia”, com 113 ocorrências, sendo o principal problema relatado “Dificuldade em trocar ou consertar no prazo de garantia” com 113 reclamações, cerca de 23,7% do total.
O que diz a Kavak?
Em nota oficial, a Kavak lamentou os casos citados e citou as providências que vem sendo tomadas pela empresa no tocante a melhorar a experiência dos seus clientes. Confira abaixo o que explica a empresa:
A Kavak lamenta os transtornos causados para alguns de seus clientes e sente não ter atendido às suas expectativas.
A empresa está ciente dos episódios relatados e está comprometida em empreender todas as medidas cabíveis para a resolução dos casos, envolvendo os contratempos com o recondicionamento dos carros. Como parte desse direcionamento, a companhia passou recentemente por uma grande reestruturação interna, contemplando, principalmente, a área de Experiência do Cliente e as necessidades dos consumidores no pós-venda.
Para melhor atender aos consumidores que acionaram a garantia, a Kavak também optou por concentrar todas as tratativas em seu complexo Kavak City, sede da companhia, em Barueri, onde está localizado o nosso centro de recondicionamento, com capacidade para mais de 7 mil veículos e uma equipe própria de mecânicos.
Como parte das mudanças em andamento na Kavak, fizemos ajustes que têm gerado uma importante melhoria no fluxo de atendimento aos clientes e nos índices do Procon para atender as reclamações fundamentadas. Além disso, temos a inclusão de mais parceiros para consertos específicos que não realizamos em Kavak City.
A Kavak esclarece que, quanto às reclamações fundamentadas pelo Procon, a maioria dos casos estão em tratativa com os clientes ou já foram atendidos e encerrados pela empresa.