No Rio de Janeiro, os contribuintes já podem emitir as guias de pagamento do IPTU 2023. As guias foram disponibilizadas no portal e aplicativo Carioca Digital. A primeira parcela ou a cota única poderão ser pagas até o dia 7 de fevereiro. Saiba os detalhes.
As guias de pagamento físicas começaram a ser enviadas para os contribuintes na semana passada através dos Correios. Elas tem o formato de carta, com uma folha única. O documento possui dois códigos de barra, um deles para pagamento à vista e outro para a primeira parcela.
Os contribuintes que decidirem pagar o imposto à vista receberão um abatimento de 7%, mesmo desconto ofertado no último ano.
O contribuinte que preferir o pagamento parcelado, poderá baixar e imprimir todas as parcelas a serem pagas mensalmente de uma só vez, sem a necessidade de acessar o site Carioca Digital todos os meses.
Também é possível solicitar as guias nos Postos de Atendimento do IPTU
Calendário IPTU 2023:
- Cota única: Vencimento em 7 de fevereiro
- 1ª cota: Vencimento em 7 de fevereiro
- 2ª cota: Vencimento em 7 de março
- 3ª cota: Vencimento em 10 de abril
- 4ª cota: Vencimento em 8 de maio
- 5ª cota: Vencimento em 7 de junho
- 6ª cota: Vencimento em 7 de julho
- 7ª cota: Vencimento em 7 de agosto
- 8ª cota: Vencimento em 8 de setembro
- 9ª cota: Vencimento em 6 de outubro
- 10ª cota: Vencimento em 8 de novembro
Postos de atendimento
- Centro Administrativo São Sebastião – Prefeitura do Rio ( Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Cidade Nova – Prédio Anexo, Térreo, Plantão Fiscal) – 9h às 16h
- Barra Shopping (Avenida das Américas, 4.666 – Barra da Tijuca – Entrada A, lojas 215/216) – 10h às 18h
- West Shopping (Estrada do Mendanha, 555 – Campo Grande – Loja 282) – 10h às 18h
- Norte Shopping (Avenida Dom Helder Câmara, 5474 – Loja 3021 – Cachambi – Cobertura – Vida Center) – 10h às 18h
Golpes envolvendo o IPTU
Os contribuintes foram alertados pela prefeitura da cidade do Rio sobre golpes online envolvendo o IPTU. Foram identificados falsos sites e números de telefone que enviam mensagens para as pessoas pedindo dados pessoais para emissão de boletos falsos.
A Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento esclarece que não envia comunicações ou boletos de pagamento aos contribuintes via WhatsApp ou SMS.