Trabalhador pode consultar o número do PASEP pelo CPF seguindo esses passos

O número do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é usado para identificar os trabalhadores que prestam serviço público. Por meio dele esses funcionários ganham o direito de acessar uma série de benefícios trabalhistas, entre eles, o abono salarial. Por isso, aqueles que não sabem onde encontrar esse número têm a opção de fazer a consulta usando o CPF.

Trabalhador pode consultar o número do PASEP pelo CPF seguindo esses passos
Trabalhador pode consultar o número do PASEP pelo CPF seguindo esses passos (Imagem: FDR)

O número do PASEP é individual e intransferível, isso significa que assim que é registrado com carteira de trabalho o cidadão recebe essa sequência numérica. A partir disso, mesmo que mude o local de serviço a numeração continua a mesma. Para receber o abono salarial, por exemplo, é exigido estar registrado no PASEP há pelo menos cinco anos. 

A numeração vale para servidores públicos federais, estaduais e municipais e os empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista. E além do abono salarial quem está inscrito nesse programa e trabalhou entre os anos de 1971 a 1988 ganha direito as cotas do PIS/PASEP

Vale dizer que os funcionários que hoje atuam no serviço público e têm um número do PASEP, caso iniciem carreira na iniciativa privada terão acesso ao número do PIS. A partir dessa identificação o cidadão poderá descobrir se tem direito de receber algum benefício.

Onde consultar o número do PASEP

Para consultar o número do PASEP usando apenas o CPF, o cidadão pode usar canais como:

Por telefone

Em aplicativo

Em sites

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile