Fez alguma compra nas empresas do grupo Americanas? Saiba se você precisa se preocupar

Os últimos dias estão sendo turbulentos para a Americanas devido ao rombo de R$20 bilhões em suas finanças. Diante disso, clientes que efetuaram compras na loja estão receosos e desejam saber como ficam seus pagamentos, compras, e entregas diante dessa situação.

De acordo com o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), “todos os compromissos assumidos com a venda de produtos (como entrega, qualidade, integridade e pagamento) devem ser respeitados, assim como todos os direitos que os consumidores possuem no pós-venda, como direito de arrependimento em casos de compra a distância, devolução de produtos com defeito, trocas e garantias assumidas”.

No último dia 13, a varejista foi notificada pelo Procon-SP e a questionou sobre os impactos que a situação atual traria para os clientes. De acordo com a nota do órgão, o Procon pediu explicações sobre até que ponto as compras efetuadas pelos clientes ficam comprometidas e quantas pessoas podem ser atingidas pelo problema.

A varejista também precisará esclarecer se as reclamações registradas nos últimos 90 dias na plataforma do Procon-SP, possuem alguma relação com os problemas noticiados. Caso a resposta seja positiva, a empresa terá que apresentar um plano de ação para resolver a questão.

De acordo com o Procon, somente em 2022, foram registradas cerca de 9,5 mil queixas de consumidores que enfrentaram problemas com compras na varejista. O prazo para a empresa responder os questionamentos termina amanhã, 17.

Na última quinta, 19, a Americanas divulgou um comunicado para seus clientes na página principal do seu site. O comunicado começa com dados técnicos sobre a crise que a empresa está enfrentando. “Identificamos ajustes contábeis que se fazem necessários no momento, que poderão incorrer em uma adequação patrimonial da empresa”.

Depois, a empresa reafirma que “a Americanas, através de seus negócios, das lojas à Ame e a Americanas.com, seguirá trabalhando duro para trazer a todos vocês, a melhor experiência no tempo e no preço que cada consumidor busca”.

“Acreditamos no nosso propósito e na nossa responsabilidade, através da tecnologia e da nossa gente, de dar acesso a todos os 210 milhões de brasileiros e brasileiras, a um mundo fascinante de produtos e serviços, que caibam no bolso. Por aqui, seguimos pensando e trabalhando por você”, finalizou o comunicado.

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Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.