Investimento do Nubank é um bom lugar para fazer a reserva de emergência?

Contando com recursos na carteira com debêntures, títulos emitidos por empresas, da Americanas (AMER3), que passa por uma crise histórica após descobrir um rombo em seus balanços, o fundo de reserva imediata do Nubank apresentou rendimento negativo nos últimos dias.

Investimento do Nubank é um bom lugar para fazer a reserva de emergência? (Imagem: FDR)

Por isso, especialistas no mercado financeiro vêm alertando sobre uma grande contradição na operação do do maior fundo de renda fixa para pessoas físicas do mercado brasileiro: o “Nu Reserva Imediata”, da fintech Nubank, que possui mais de 1,2 milhão de cotistas.

“Um fundo para reserva de emergência, nunca, jamais, em hipótese nenhuma, deve ter crédito privado na carteira”, afirmou o fundador da Gava Investimentos, Ricardo Brasil.

Como o próprio nome indica, a aplicação é indicada pelo banco digital para para que seus clientes deixem seus recursos caracterizados como reserva de emergência, entretanto assustou os investidores ao apresentar prejuízos já no mês de janeiro.

De acordo com levantamento feito pela plataforma TradeMap, o fundo acumulou uma rentabilidade negativa de 0,5% até o dia 17 de janeiro. Vale lembrar que somente na quinta e sexta-feira da semana passada, quando foram descobertas as inconsistências contábeis na Americanas, empresa que detinha os debêntures onde estavam posicionados os recursos das carteiras, a queda foi de 0,75%.

Ainda de acordo com o TradeMap, o Nu Reserva Imediata tinha, até setembro de 2022, quase 1% do seu patrimônio líquido em debêntures da Lojas Americanas. Vale lembrar que as debêntures da varejista terminaram a semana passada com uma queda de cerca de 50% devido ao escândalo financeiro, o que afetou os fundos que tinham o ativo na carteira.

Questionada, responsável pelo fundo, a Nu Asset reafirmou que o produto possui rentabilidade positiva de 2,72% nos 90 dias. Contudo, a empresa também colocou que a posição quanto aos debêntures da Americanas está sendo revista, já que o fundo trabalha para garantir rentabilidade, segurança e liquidez imediata.

Por fim, a Nu Asset ainda coloca que a operação relacionada aos debêntures está dentro dos limites regulatórios no que tange ao percentual do fundo que está investido em crédito privado (até 50% do patrimônio).

Com a perda de rendimentos no Nubank, onde investir a reserva?

Dessa forma, com a instabilidade na rentabilidade dos fundos do Nubank, especialistas apontam que a reserva de emergência deve ser investida em opções mais conservadoras, como títulos públicos vinculados à Selic (Tesouro Selic) e Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) atrelados ao CDI.

Vale lembrar que os CDBs possuem proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) até R$ 250 mil. Em caso de falência da instituição financeira que emite os papéis, o investidor fica resguardado até essa quantia.

“Fundo para reserva de emergência é fundo que só investe em título público pós-fixado, risco só do governo. Reserva de emergência que perde dinheiro não faz sentido”, apontou o gestor de renda fixa da Empiricus, Rodrigo Knudsen.