Banco do Brasil e Ministério da Cultura lançam edital para projetos culturais

Financiamento de projetos culturais é anunciado em parceria entre Ministério da Cultura e Banco do Brasil. Investimento está previsto para acontecer por três anos. Confira mais detalhes sobre esse anúncio feito pela nova ministra da pasta.

Banco do Brasil e Ministério da Cultura lançam edital para projetos culturais
Banco do Brasil e Ministério da Cultura lançam edital para projetos culturais (Imagem: FDR)

No início dessa semana a nova ministra da cultura, Margareth Menezes anunciou o lançamento de um edital de financiamento de projetos culturais. Entre 2023 e 2025 a parceria entre o Ministério da Cultura e o Banco do Brasil deve investir um montante de R$ 150 milhões. A ideia é destinar cerca de R$ 50 milhões anualmente para os projetos selecionados.

O anúncio aconteceu durante a posse da nova presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, primeira mulher a assumir o cargo.

Seleção de projetos culturais para financiamento

As inscrições para os projetos culturais já estão abertas e podem ser feitas pelo site do Banco do Brasil até 3 de março de 2023; a previsão é de que a lista com os contemplados com o financiamento seja divulgada m junho desse ano.

A seleção é voltada aos projetos nas áreas cênicas, de cinema, exposição, música, ideias e educativos; podem participar tantas pessoas físicas quanto jurídicas.

“O modelo pactuado com o Banco do Brasil está de acordo com as novas diretrizes para uso dos incentivos fiscais destinados à Cultura, nesse novo modelo de gestão da Lei Rouanet. Será aperfeiçoado com diálogo entre as linguagens, oportunidade de acesso aos recursos para todos, melhor distribuição de recursos entre as regiões brasileiras, oportunidades de novos agentes culturais se inserirem nos circuitos mais expressivos e, claro, com maior possibilidade de fruição pela sociedade brasileira, por meio de acessos gratuitos a todas as pessoas”, afirmou Margareth durante o anúncio.

COMO AUMENTAR O VALOR DA RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2023?

Além disso, o Ministério da Cultura também deve firmar parcerias com instituições bancárias estatais para oferecer financiamentos de projetos.

Mais informações sobre esse financiamento feito pelo Banco do Brasil podem ser encontradas no Edital de Patrocínio.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile