IPTU 2023: Prefeitura de Porto Velho divulga descontos e formas de pagamento

A Prefeitura de Porto Velho divulgou nesta semana o percentual do reajuste no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2023) para a capital do estado de Rondônia.

IPTU 2023: Prefeitura de Porto Velho divulga descontos e formas de pagamento (Imagem: FDR)

Neste ano, os contribuintes irão encarar um aumento de 30% no valor do IPTU 2023. Contudo, para quem optar pelo pagamento antecipado, a administração municipal vai disponibilizar descontos de até 20% à vista.

Por outro lado, a prefeitura de Porto Velho ainda informa que será possível para os contribuintes da cidade realizar o pagamento parcelado do tributo. Neste caso, quem fizer a quitação dividida não terá descontos disponibilizados.

A justificativa para um aumento tão volumoso é o hiato sem aumentos no IPTU em Porto Velho. Segundo a prefeitura, o tributo não era reajustado há 20 anos. Dessa forma, a autoridade municipal informa que o acréscimo serve “para respeitar a recomendação do Ministério Público (MP-RO) e do Tribunal de Contas (TCE)”.

Por fim, a prefeitura ainda coloca que reajuste dos valores para que o imposto tenha a defasagem seja minimizado será diluído. Assim, nos próximos cinco anos, os aumentos serão de 30% (2023) e nos próximos quatro anos serão incrementos anuais de 17,5%.

Prefeitura oferece descontos de até 20% do IPTU 2023

Para facilitar o pagamento do contribuinte, a Prefeitura de Porto Velho irá oferecer possibilidades de obter descontos e até mesmo parcelamentos, visando combater a inadimplência.

Os pagamentos podem começar a ser realizados já em fevereiro, entretanto, é necessário que os contribuintes fiquem atento aos prazos finais para conseguir descontos.

O primeiro vencimento para o IPTU 2023 em Porto Velho é no dia 31 de março. Quem optar por fazer o pagamento à vista até esta data será de 20%. No mês seguinte, no dia 28, o abatimento será de 15%. Por fim, em maio, com o vencimento no dia 31, o desconto final será de 10%.

Vale lembrar que o carnê do IPTU e Taxa de Coleta dos Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD) será enviado para o endereço dos contribuintes através dos Correios. Contudo, as guias também podem ser solicitadas pela internet no site oficial da prefeitura.