Os moradores da cidade de São Paulo já podem consultar os valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU SP 2023) para realizar a quitação do imposto à vista, através da cota única, ou realizar o pagamento da primeira parcela.
De acordo com a Prefeitura de São Paulo, a consulta pode ser feita exclusivamente nos canais oficiais. Assim, os contribuintes que optarem por pagamentos do IPTU SP 2023 à vista terão um desconto de 3%. A outra forma de fazer a quitação é em dez parcelas.
Ainda segundo a autoridade municipal, na seção “Explicando o IPTU”, que está presente no site, há como os moradores compararem os valores dos impostos deste ano com os valores de 2022. Para isso, será necessário apenas que o contribuinte informe o número do cadastro do imóvel no campo solicitado.
LEIA MAIS: IPTU São Paulo (SP) 2023: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento
Quando as guias do IPTU SP 2023 começam a ser enviadas?
A Prefeitura de São Paulo aponta que o cronograma de envio das guias de pagamento do tributo aos proprietários de imóveis da cidade começarão a ser enviadas pelos Correios a partir do próximo dia 19.
“Dependendo da data de vencimento, as notificações continuarão a ser enviadas até o dia 10 de fevereiro”, afirmou a prefeitura paulistana através de comunicado oficial.
Além disso, no caso de contribuintes que sejam classificados como isentos do IPTU SP 2023, o envio das guias de pagamento será feito a partir de 23 de fevereiro deste ano.
As datas de vencimento
A data limite para o pagamento do IPTU em São Paulo será sempre no dia que foi escolhido pelos cidadãos que realizaram a opção via a atualização cadastral realizada previamente.
Além disso, quem não fez a opção poderá realizar o pagamento no intervalo entre os dias 9 e 14 de cada mês, para aqueles contribuintes que optarem pelo pagamento parcelado.
Por fim, os contribuintes que optaram pela notificação por Administradoras de Imóveis, terão os boletos com data limite fixada no dia 20 e com o vencimento da primeira parcela apenas no mês de março.
O pagamento, seja ele à vista ou das parcelas, poderá ser efetuado por meio de segunda via do boleto emitida pela internet, disponível a partir do dia 15 de janeiro de 2023 pelo site da prefeitura.
Os vencimentos nos dias em que não haja expediente bancário serão prorrogados para o primeiro dia útil seguinte, sem a cobrança de qualquer acréscimo.
Formas de pagamento
O pagamento pode ser realizado através de terminais de autoatendimento ou pelo internet banking dos bancos conveniados. Assim, pela modalidade online, o contribuinte só precisará informar o número de cadastro do imóvel, que pode ser obtido nas notificações do IPTU.
Por fim, já no caso de pagamento diretamente nos guichês das agências bancárias ou casas lotéricas, será necessário levar o documento impresso para obter o código de barras.
Caso o contribuinte atrase o pagamento, a partir do dia seguinte ao vencimento começa a incidir a multa moratória que é de 0,33% ao dia, podendo até atingir o limite de 20%.
O não pagamento de qualquer parcela do IPTU sujeita o contribuinte à inscrição no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN) municipal.