Qual a data de pagamento do PIS/PASEP para quem trabalhou em 2022? Confirmação FRUSTRA trabalhador por conta DISTO

Quem estava habituado a receber o pagamento do PIS/PASEP foi surpreendido em 2020 com a suspensão desse abono. Na época, foi preciso usar os recursos destinados a esse benefício para bancar um outro programa tão importante quanto, o BEm (Benefício Emergencial). Nessa mudança o cronograma de repasses foi afetado, e quem trabalhou em 2022 não receberá na data tradicional.

Qual a data de pagamento do PIS/PASEP para quem trabalhou em 2022? Confirmação FRUSTRA trabalhador por conta DISTO
Qual a data de pagamento do PIS/PASEP para quem trabalhou em 2022? Confirmação FRUSTRA trabalhador por conta DISTO (Imagem: FDR)

Neste ano de 2023, pelo menos 22 milhões de pessoas terão acesso ao pagamento do PIS/PASEP. O calendário que está previsto para começar em 15 de fevereiro deve durar até julho, contemplando os trabalhadores que cumpriram com as regras no ano de 2021. Isso significa que ano-base, aquele de referência, será exatamente 2021.

Antes de 2020 o ano-base era sempre o ano imediatamente anterior ao de pagamento, mas como naquela época não foi possível liberar o abono essa regra mudou. Desde 2021 estão sendo pagos os trabalhadores que atuaram com carteira assinada e cumpriram com as regras dois anos antes.

O que não muda são as condições para ter direito ao pagamento do PIS/PASEP. E os bancos que repassam o abono, sendo que a Caixa Econômica paga os trabalhadores da iniciativa privada, e o Banco do Brasil libera os valores para os funcionários públicos.

Quando será o pagamento do PIS/PASEP de ano-base 2022?

Seguindo as regras que têm sido usadas desde 2021, em que os recursos disponibilizados para o abono salarial são liberados para quem trabalhou dois anos atrás, o pagamento do PIS/PASEP de ano-base 2022 acontecerá em:

  • Calendário de 2024, a partir de fevereiro do próximo ano.

Existem burburinhos de que os recursos sejam liberados ainda nesse ano, mas é difícil que isso aconteça, porque o governo precisaria ter o dobro de recursos para o pagamento.

Como saber se pode receber o PIS/PASEP?

As regras que dão acesso ao pagamento do PIS/PASEP não mudam, o que é alterado sempre será o ano base. Por isso, para receber o abono é preciso seguir exigências como:

  • Ter trabalhado no mínimo 30 dias com carteira assinada no ano-base;
  • Recebido no máximo dois salários mínimos por mês no ano-base;
  • Ter emitido o número do PIS/PASEP há no mínimo cinco anos;
  • Ter sido incluso na declaração de RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) da empresa.

Não recebem o benefício empregadas domésticas, trabalhadores rurais e urbanos que são contratados por pessoa física.

Consulte se tem direito ao abono PIS/PASEP

Aqueles que não conseguiram identificar se tem direito ao abono salarial PIS/PASEP, podem fazer a consulta online dessa forma:

  • Acesse o App Carteira de Trabalho Digital e faça login;
  • Agora, selecione “Benefícios” e em seguida “Abono salarial”;
  • Informe o ano base desejo e confirme;
  • Tenha acesso ao valor pago e o mês de pagamento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com