UERJ divulgou mudanças para o VESTIBULAR 2024

Universidade decidiu retomar o modelo de aplicação utilizado antes da pandemia. A alteração começa a ser válida a partir do vestibular 2024 da UERJ que já tem data definida para ser aplicado. Veja o que a Universidade divulgou nessa semana sobre a seleção.

UERJ divulgou mudanças para o VESTIBULAR 2024
UERJ divulgou mudanças para o VESTIBULAR 2024 (Imagem: FDR)

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), através do Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea) informou uma importante alteração para o vestibular 2024. A seleção para ingresso no próximo ano deve ter provas no mês de junho e setembro desse ano.

Mudança no vestibular 2024 da UERJ

Segundo a universidade a partir da edição de 2024 o processo seletivo para ingresso na instituição volta a contar com dois exames de qualificação e um exame discursivo.

Inclusive, a UERJ já divulgou as datas em que as provas serão aplicadas:

Lembrando que os vestibulandos podem escolher fazer apenas uma das provas da primeira etapa ou as duas, nesse caso, será considerada a maior nota.

Segundo o diretor do Dsea, Gustavo Bernardo Krause, nesse modelo a seleção é mais precisa e aqueles estudantes que melhor se prepararam acabam sendo favorecidos.

“A primeira vantagem dos dois exames de qualificação é que o candidato tem duas chances alcançar um bom conceito. A segunda é que os dois exames funcionam como uma excelente orientação de estudo durante o ano do vestibular, em condições reais de concursos.O exame discursivo, por sua vez, não apenas aprofunda os conteúdos das principais disciplinas do curso pretendido pelo candidato, como também permite avaliar o seu pensamento e a sua expressão escrita para além da prova de redação”, comenta ele.

COTAS RACIAIS 2023: VEJA AS REGRAS PARA TER ACESSO AO SISTEMA NAS UNIVERSIDADES

Aberta consulta pública à lista de livros do vestibular

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro está realizando uma consulta pública sobre quais sobras cobrar no processo seletivo.

São três opções em cada grupo: Literatura Portuguesa, Clássicos Universais, Livro de Contos e Literatura Infantojuvenil.

Cada pessoa que acessar a Revista do Vestibular poderá escolher uma obra em cada grupo, totalizando quatro livros que serão cobrados no exame. A enquete, que é realizada desde 2017, pode ser respondida até 27 de janeiro de 2023.

A lista com as obras mais votadas deve ser divulgada no início de fevereiro.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras. 

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile