A conta poupança social digital é o principal meio de pagamento do ainda vigente, Auxílio Brasil. O Caixa Tem reúne uma série de serviços e ferramentas gratuitos, responsáveis por bancarizar boa parte da população brasileira.
O Caixa Tem foi disponibilizado em 2020 com o propósito de unificar os pagamentos do auxílio emergencial, benefício vigente na época. Devido à popularidade da plataforma, o Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF) passou a viabilizar uma série de outros benefícios pela poupança digital, como:
- FGTS;
- Vale-Gás;
- Abono salarial;
- Auxílio Brasil;
- Seguro-desemprego.
O Caixa Tem permite transações unitárias de R$ 600, diárias de R$ 1.200 e mensais de até R$ 5 mil. No aplicativo é possível movimentar o Auxílio Brasil, Vale-Gás ou outro benefício da seguinte forma:
- Pagar boletos online;
- Realizar pagamentos na Casa Lotérica;
- Fazer recarga de telefone celular vinculado a qualquer operadora;
- Contratar o Seguro Apoio Família;
- Obter dicas financeiras;
- Realizar compras online com o cartão de débito virtual;
- Realizar compras presenciais mediante a leitura do QR Code emitido pela máquina de cartão do estabelecimento comercial;
- Informar os rendimentos de pessoa física;
- Consultar o Número de Identificação Social (NIS);
- Consultar o Bolsa Família;
- Receber o Seguro Desemprego;
- Fazer transferências via TED e DOC;
- Fazer transferências e efetuar pagamentos com a chave PIX;
- Consultar o extrato de movimentação da conta poupança.
Reativação do Caixa Tem
Mesmo promovendo tantas funcionalidades e praticidade na vida dos beneficiários do Auxílio Brasil, o Caixa Tem ainda não é perfeito. A conta poupança social já passou por várias instabilidades.
Se tratando de impasses extremos, a conta pode ser desativada. Mas é preciso ter calma, pois existe uma maneira de reativar a conta do Caixa Tem e continuar recebendo o Auxílio Brasil por ela. Basta:
- Para começar, baixe a versão mais atualizada do Caixa Tem;
- Em seguida, abra o Caixa Tem (Android / iOS);
- Não se esqueça de ter em mãos um documento de identificação com foto, como o RG (identidade) ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para não errar nas informações prestadas;
- Prossiga fazendo o login com seu CPF e senha;
- Ao chegar na tela inicial, busque pela opção “Atualize seu cadastro” e toque nela;
- Depois vá em “Entendi, vamos começar”;
- A partir daí, confira se seu endereço está correto e atualizado. Se estiver tudo certo, confirme em “Sim, está correto” ou, caso contrário, edite com as informações necessárias;
- Informe seu local de nascimento e responda as perguntas que vão aparecer na tela;
- Toque em “Próximo” e verifique os dados informados;
- Toque em “Continuar” e siga as instruções para enviar as imagens do seu documento.