Programa oferece capacitação gratuita na área de tecnologia. Inscrições estão abertas para 100 vagas

Nos próximos cinco anos, o setor de tecnologia pode enfrentar um déficit de 573 mil profissionais para trabalharem na área, de acordo com dados da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação).

Preocupadas com este cenário, empresas do meio  já se mobilizam em busca de auxiliar na formação de pessoas para atuarem no segmento tech. Seguindo esse exemplo a pelo menos cinco anos, o DB1 Group, formado por empresas brasileiras de tecnologia que atuam nas Américas, Europa e Ásia, acaba de anunciar a edição de 2023 do DB1 Start.

DB1 Start

Para esse ano, serão 200 vagas oferecidas, divididas em duas turmas de 100 pessoas, sendo uma agora, já prevista para início do curso no dia 6 de fevereiro, e a outra datada para começar em julho.

Para se inscrever, basta o candidato acessar a página do DB1 Start, e declarar o interesse para participar do processo seletivo. As inscrições vão até o dia 19 de janeiro.

Para participar, é preciso ter no mínimo 18 anos de idade e ter acesso a um computador com internet para a realização dos estudos e atividades, sendo necessário de seis a oito horas por semana de dedicação às tarefas, uma vez que o programa tem duração máxima de cinco meses. O público-alvo são pessoas que não tenham nenhuma experiência prévia com desenvolvimento e programação

O programa faz parte da Universidade Corporativa do grupo, a UNI421. De acordo com a DevRel do Grupo DB1, Gisele Passuti Barbosa, que também é coordenadora do projeto esse ano, “o programa é pensando inicialmente para quem ama tecnologia, tem essa vontade de entrar na área, mas precisa daquele empurrãozinho inicial”. Ainda de acordo com Gisele, ele é destinado a quem está em busca de conhecer melhor o setor, visa uma futura transição de carreira e quer iniciar os estudos para a atuação tech.

No dia 30 de janeiro, os candidatos ficarão sabendo se estão dentro do programa ou não.

Uma vez incluso ao DB1 Start, o participante dessa primeira turma terá cinco meses para concluir o curso. Diferente dos anos anteriores, nos quais os alunos precisavam seguir os horários das aulas pré-definidos, uma vez que as interações, na maioria das vezes, eram ao vivo com os profissionais da DB1 que desenvolveram o conteúdo, agora o programa segue uma versão mais autodidata.

Desta forma, o DB1 Start segue com uma formação 100% gratuita, digital e gamificada, com foco na resolução de problemas e introduções básicas na área de programação. O fato de ser um conteúdo autodidata, não exclui as interações ao vivo com profissionais. “Nós vamos ter uma abertura com a turma e a ideia é fazer meetups virtuais durante o programa”, finaliza Gisele. 

Cronograma

Como especificado, essa primeira turma possui 100 vagas abertas. As etapas e prazos seguirão o seguinte cronograma:

  • Inscrições: abertas entre 09 e 19 de janeiro;
  • Mapeamento de perfil: disponível a partir da inscrição até dia 19 de janeiro;
  • Validação com Aquisição de Talentos: entre 23 e 27 de janeiro;
  • Aprovação: comunicação nos dias 30 e 31 de janeiro;
  • Início do programa: 06 de fevereiro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Victor Barboza
Meu nome é Victor Lavagnini Barboza, sou especialista em finanças e editor-chefe do FDR, responsável pelas áreas de finanças, investimentos, carreiras e negócios. Sou graduado em Gestão Financeira pela Estácio e possuo especializações em Gestão de Negócios pela USP/ESALQ, Investimentos pela UNIBTA e Ciências Comportamentais pela Unisinos. Atuo no mundo financeiro desde 2012, com passagens em empresas como Motriz, Tendere, Strategy Manager e Campinas Tech. Também possuo trabalho acadêmicos nas áreas de gestão e finanças pela Unicamp e pela USP. Ministro aulas, cursos e palestras e já produzi conteúdos para diversos canais, nas temáticas de finanças pessoais, investimentos, educação financeira, fintechs, negócios, empreendedorismo, psicologia econômica e franquias. Sou fundador da GFCriativa e co-fundador da Fincatch.