INEP divulgou o calendário do Enem 2023 e as provas dessa edição devem continuar acontecendo no mesmo mês. Conferir os cronogramas das provas com antecedência pode te ajudar a se programar melhor para participar.
No início dessa semana o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou o calendário das suas ações desse ano. Entre as datas informadas está a de aplicação do ENEM 2023, que permanecerá acontecendo no mês de novembro.
Quando será o Enem 2023?
Segundo as informações divulgadas pelo INEP, as provas do Enem 2023 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, veja as demais datas do exame:
- Inscrições: 8 a 19 de maio
- Divulgação do gabarito: 24 de novembro
- Resultados: 16 de janeiro de 2024
Além da aplicação regular, o instituto também vai realizar o Enem PPL, voltado às pessoas privadas de liberdade; para esse público as provas acontecerão nos dias 12 e 13 de dezembro, veja as outras datas:
- Inscrições: 9 a 27 de outubro
- Divulgação do gabarito: 27 de dezembro
- Resultados: 16 de janeiro de 2024
O ENEM vai mudar?
A resposta é sim, o Exame Nacional do Ensino Médio vai mudar, mas, calma, ainda não será nessa edição.
A mudança deve acontecer para fazer com que o exame acompanhe o Ensino Médio vigente no país, que está em processo de transformação. A principal mudança no Novo Ensino Médio é a divisão descrita pelo MEC:
“A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais (até 2022) e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional”.
Ou seja, a expectativa é de que, a partir de 2024 os estudantes possam escolher as áreas do exame.
Vale lembrar que a previsão é para o ano de 2024, pois, a implantação do novo ensino médio vem acontecendo de forma gradual, em 2022 a alteração atingiu a 1ª série do ensino médio, em 2023 será na 2ª série e em 2024 na 3ª.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.