O mês de janeiro é o período de férias em família de grande parte dos brasileiros. Por isso, boa parte das pessoas se programam para viajar. Entretanto, para que a diversão não pese no bolso ao longo do ano, é necessário analisar com calma as possibilidades e buscar toda e qualquer forma de baratear os custos para não onerar o orçamento. Assim, uma boa alternativa pode ser o uso de milhas.
Entre as principais formas de se juntar pontos e milhas, os programas de pontos de cartões de crédito servem também para acumular a milhagem que, segundo especialistas, atualmente se constitui na melhor forma de obter descontos em passagens aéreas.
Dessa forma, confira dicas de especialistas cedidas ao FDR para se dar bem na hora de viajar e economizar utilizando as milhas acumuladas ao longo do ano.
Programas de pontos podem virar milhas
Especialistas colocam que uma boa estratégia para se obter uma milhagem generosa é concentrar os seus gastos no cartão de crédito, uma vez que os pontos acumulados podem ser transferidos para programas de fidelidade de companhias aéreas.
Contudo, esse processo não é automático. Dessa forma, o consumidor deve estar atento a qual cartão de crédito lhe dará mais vantagens e utilizá-lo para acumular a milhagem, Assim, no momento do uso, o cliente deve realizar a transferência.
Bons exemplos de cartões com programas de pontos que podem ser transformados em milhas são os cartões do Pão de Açúcar (linha Gold e Platinum), da American Airlines com o Santander, o da American Express e o cartão Elo Nanquim.
Viajar mais pode gerar boas vantagens
Outra possibilidade de acumular milhas é viajando. Para isso, o consumidor precisará estar cadastrado no programa de fidelidade da companhia aérea escolhida.
Portanto, o ideal é pesquisar as vantagens oferecidas por cada companhia aérea e seus clubes de milhas, além de estar sempre ciente das melhores ofertas. Outra alternativa para acelerar o crescimento do número de pontos é ficar de olho em promoções para comprar ou transferir pontos ou milhas entre programas, e em troca receber bônus.
De acordo com especialistas, em algumas promoções, você passa os seus pontos do banco para as companhias aéreas com uma bonificação que pode ser igual ou até mesmo superior a 100%.
Por fim, vale destacar que as milhas podem ser utilizadas não apenas na compra de passagens, mas também no pagamento de outros serviços, como aluguel de carro e hospedagem. Elas também podem ser usadas para adquirir ingressos para shows e parques.
Para consultar os pontos, basta acessar o seu programa de fidelidade, na parte de extrato. Dependendo do banco, isso pode ser feito por meio do internet banking.
Para fazer o resgate, o ideal é quando for, de fato, precisar viajar ou quando aparece uma promoção muito boa. Também é preciso tomar cuidado com a validade das milhas, que têm, geralmente, prazos determinados para serem resgatadas.