Pelé participou desta importante iniciativa para o mercado de ações em 2010

O Rei do Futebol, Pelé faleceu no final do ano passado e foi sepultado ontem, 3, na cidade de Santos, São Paulo. O craque já estrelou uma campanha da antiga BM&F Bovespa, no ano de 2010 que tinha como objetivo a educação financeira e a popularização do acesso ao mercado de capitais nacional. 

A campanha “Quer ser sócio” teve material veiculado nas emissoras de TV aberta, rádio e impresso em jornais, revistas e ainda foi veiculado em alguns cinemas pelo país. A criação da campanha foi da agência DPZ, que comparou a trajetória de Pelé com a de um investimento em ações, onde foi mostrado que, entre altas e baixas, aqueles que tivessem apostado nele no início da carreira, em 1958, teria feito um grande negócio.

Naquele ano, a meta da Bolsa, que atualmente é chamada de B3, era de alcançar o número de 5 milhões de investidores até 2015. De acordo com a bolsa brasileira, a quantidade de investidores individuais no Brasil atingiu a marca de 4,603 milhões em novembro do ano passado e a quantidade de contas bateu em 5,441 milhões no mesmo mês.

No ano do comercial, o então presidente da BM&F Bovespa, Edemir Pinto, disse que a campanha de popularização não possuía um modelo parecido no mundo e que finalidade  era mostra para a população que ela poderia ser sócia de uma companhia brasileira.

A carreira de Pelé durou 21 anos, entre os anos de 1956 a 1977. Ao longo de sua carreira, integrou apenas dois clubes: o Santos aqui no Brasil e o New York Cosmos, nos Estados Unidos, além da seleção brasileira, onde jogou as Copa dos Mundo de 1958, 1962, 1966 e 1970. 

Segundo um levantamento realizado em 2021 pela Revista Forbes, o Rei do Futebol impressionou com seus ganhos já em 1961, quando estava no Santos. De acordo com informações contidas em  jornais da época, Pelé recebia um salário de Cr$ 2 milhões, que, de acordo com especialistas, corresponde a R$ 70 mil atualmente.

O levantamento mostrou que, se os pagamentos de Pelé acontecessem atualmente, considerando ainda os ganhos com patrocínio e direto de imagens, ele seria o atleta mais bem pago de todo mundo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.