Itaú vai encerrar esta funcionalidade em breve

Foi anunciado pelo banco Itaú que a funcionalidade para transferências DOC(Documento de Ordem de Crédito) será desativado neste mês para clientes pessoas físicas. Para os clientes pessoas jurídicas a modalidade será desativada ao longo deste ano.  Entenda.

O Itaú explicou ao InfoMoney que a finalidade desta decisão é a de “oferecer a melhor experiência e custo-benefício para seus clientes”. No entendimento do banco, o PIX cumpre a função de transferência de forma instantânea e todos os dias da semana. Sendo assim, os clientes não serão prejudicados neste sentido.

“Ao desativar o DOC, o cliente pode optar por transferir os recursos para outra instituição apenas via Pix ou TED. O Itaú tem priorizado a experiência de Pix, que é um substituto perfeito de DOCs e TEDs e mais barato para os clientes”, explicou o Itaú através de nota enviada ao InfoMoney.

Já a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) disse que vem estudando o fim das transferencias através do DOC para o setor, mas que até o momento nada está definido.

No Itaú, as transações via DOC para pessoas físicas estão sendo desligadas uma por uma desde o segundo semestre do ano passado. “Os primeiros canais desligados foram os físicos, que tinham menor número de transações. Em novembro, o Itaú descontinuou as operações em caixas eletrônicos e em celulares e, até o fim de janeiro de 2023, por fim, as transações de pessoas físicas via aplicativo desktop serão desligadas”, disse o banco através de nota remetida ao InfoMoney. 

No caso do serviço voltado para pessoas jurídicas, o DOC deve acabar ainda este ano. “Entretanto, uma vez que algumas empresas ainda possuem sistemas de automação que utilizam o DOC para transferência interbancária, o Itaú estendeu o tempo de extinção para que seus clientes possam se adequar e migrar para outras modalidades – sempre priorizando o Pix”, disse o banco.

É importante destacar que o Itaú irá encerrar o envio de DOC de clientes do banco para outras instituições. O caminho contrário segue valendo, isto é, o cliente do Itaú seguirá recebendo transferências através de DOC em sua conta normalmente, já que outras instituições ainda podem seguir ofertando o DOC como serviço de transferência.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.