O ano novo já começou e a bolsa de valores brasileira, B3, divulgou seu calendário para 2023. Ao longo dos próximos 12 meses, não terá pregão em 11 datas que caem em feriados nacionais. Confira os detalhes.
Nos meses de janeiro, março, julho e agosto, haverá pregão todos os dias, uma vez que a B3 passou a considerar como dia útil os feriados estaduais e municipais de São Paulo. Desta forma, dia 25 de janeiro, aniversário da capital (quarta-feira), e 20 de novembro, Dia da Consciência Negra (segunda-feira), haverá pregão normal.
Calendário de feriados na B3 em 2023
- Janeiro
Não há feriados
- Fevereiro
Dias 20 e 21 (segunda e terça-feira) – Carnaval
Dia 11 (quarta) – Cinzas – pregão a partir das 12h30
- Março
Não há feriados
- Abril
Dia 7 (sexta-feira) – Paixão de Cristo
Dia 21 (sexta-feira) – Tiradentes
- Maio
Dia 1 (segunda-feira) – Dia do Trabalho
- Junho
Dia 8 (quinta-feira) – Corpus Christi
- Julho
Não há feriados
- Agosto
Não há feriados
- Setembro
Dia 7 (quinta-feira) – Dia da Independência
- Outubro
Dia 12 (quinta-feira) – Dia de Nossa Senhora Aparecida
- Novembro
Dia 2 (quinta-feira) – Finados
Dia 15 (quarta-feira) – Proclamação da República
- Dezembro
Dia 25 (segunda-feira) – Natal
Dia 29 (sexta-feira) – Não haverá pregão; somente expediente interno nas instituições bancárias
Segundo a B3, este calendário pode ser alterado no decorrer do ano e que as possíveis mudanças serão avisadas de forma imediata para os participantes.
Bolsa de Valores em 2023
De acordo com analistas da BB Investimentos, o Ibovespa deve fechar este ano em 133 mil pontos. 2023 começa com o mercado dando conta de novos patamares de prêmio de risco e projeção de que as empresas refaçam suas expectativas de crescimento, as deixando um pouco mais baixas.
Na visão dos analistas, o cenário de desaceleração da inflação não vem sendo o bastante para aliviar a pressão das margens das empresas, e o nível de juros sinaliza resultados financeiros mais modestos.
“Considerando que a expectativa do mercado indica que o comportamento da atividade em 2022 ainda não está contratado para 2023, iniciaremos o ano com uma abordagem que privilegia quem já entrega resultados consistentes, dado determinado nível de risco”, disse os analistas da BB Investimentos através de relatório a clientes na última sexta, 30.
Mesmo que exista este sentimento de cautela, a expectativa para o Ibovespa em 2023 é de uma alta de 21,2% ante o fechamento do ano passado.