Benefícios do INSS são reajustados a partir de janeiro. Consulte a nova tabela de valores

O ano apenas começou, mas o INSS já divulgou desde dezembro o seu calendário com as datas de pagamento de 2023. O órgão previdenciário é o responsável pelos depósitos de aposentadorias, pensões e benefícios sociais do governo. Para o novo ano, os valores aumentaram.

A aprovação da PEC da Transição estabeleceu o valor do salário mínimo do novo ano como R$ 1.320. A Proposta de Emenda Constitucional foi lançada pela equipe de Transição do governo Lula, liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, e recebeu aval do Congresso Nacional no dia 21 de dezembro.

A mudança no salário mínimo importa para os beneficiários do INSS porque a autarquia usa o piso como valor-base para calcular os valores dos seus seguros. O Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo, de acordo com a lei, deve corresponder ao valor de um salário mínimo.

Mesmo aqueles que recebem um valor mensal diferente do piso perceberão um depósito maior em suas contas a partir de janeiro de 2023. Porém, há uma exceção.

Dos dias 2 ao dia 6 de janeiro, o INSS vai pagar a parcela referente a dezembro de 2022 aos grupos de segurados que não foram contemplados no final do ano passado. Confira a seguir quais grupos ainda vão receber a última parcela do ano anterior.

BPC 2023: QUAL VALOR, QUEM TEM DIREITO, COMO SOLICITAR, PERÍCIA MÉDICA E CONSULTA ONLINE

Calendário de dezembro do INSS para quem recebe até um salário mínimo

Calendário de dezembro do INSS para quem recebe mais que um salário mínimo

Esse pagamento, porém, não será feito com o valor atualizado, apesar de ser depositado em janeiro. Apenas os depósitos referentes ao primeiro mês de 2023 serão os calculados após o reajuste do salário mínimo.

Veja a seguir as datas de pagamento do mês de janeiro divulgadas pelo INSS.

Calendário de pagamento de janeiro de 2023 para quem recebe até um salário mínimo do INSS

Calendário de pagamento de janeiro de 2023 para quem recebe mais que um salário mínimo do INSS

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile