Os benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) são pagos a segurados que contribuem regularmente com a Previdência Social. Mas afinal, por onde os recursos são pagos? Quem não tem conta bancária pode receber aposentadorias e pensões?
Os segurados precisam saber que não são obrigados a possuir ou abrir uma conta bancária para receber os benefícios do INSS. Neste cenário, basta optar pelo resgate do salário mensal através de um cartão magnético concedido diretamente pela autarquia.
Nesta circunstância, o instituto fica responsável por encontrar a agência bancária mais próxima da residência do segurado. O próximo passo é emitir um cartão específico para o saque dos benefícios do INSS. A ferramenta não possui qualquer custo de emissão ou retirada em espécie.
“Caso receba por conta-corrente e deseje alterar a forma de recebimento, basta acessar o Meu INSS, seja pelo aplicativo para celulares ou pelo site gov.br/meuinss. Quem não tem acesso à internet pode solicitar a mudança pelo telefone 135. Não é preciso se deslocar até uma agência do INSS para fazer a alteração”, explicou o órgão.
No entanto, a autarquia disse que os aposentados e pensionistas também têm autonomia para escolher o meio de recebimento dos benefícios do INSS. Logo, podem escolher qualquer instituição financeira, desde que seja conveniada à Previdência Social, onde terá a oportunidade de solicitar um empréstimo consignado.
Benefícios do INSS podem gerar assédio
Infelizmente, os segurados do INSS costumam ser assediados quando se vinculam a uma agência bancária para receber os benefícios previdenciários. Qualquer reclamação sobre assédio de bancos e financeiras, seja para a abertura de conta-corrente ou para a obtenção de empréstimo consignado, pode ser registrada no Portal do Consumidor: gov.br/consumidor.
Caso esteja recebendo ofertas indesejadas de crédito consignado, o aposentado ou o pensionista pode solicitar o bloqueio de seu número de telefone no portal Não Me Perturbe.
A ferramenta, criada inicialmente para evitar o telemarketing das operadoras de telefonia, possibilita também o bloqueio de ligações de instituições financeiras. Após o cadastro do telefone, em até 30 dias o beneficiário deixará de receber as ligações desse tipo. O endereço do portal é: naomeperturbe.com.br.