Estudantes do Espírito Santo podem concorrer a bolsas de estudos oferecidas pelo Governo Estadual. Serão ofertadas 1.000 bolsas integrais para graduação distribuídas em diversas cidades do estado. Confira mais detalhes dessa oportunidade
O Governo do Espírito Santo lançou o edital do Programa Nossa Bolsa 2023, que conta com um investimento de R$ 42,2 milhões. Iniciativa oferece bolsas de estudos para os capixabas através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
“Programas como o Nossa Bolsa refletem claramente a importância que a educação tem na gestão do nosso governador do Estado, Renato Casagrande. Serão mais mil novas oportunidades em cursos superiores gratuitos disponíveis para os capixabas a partir de janeiro. É válido ressaltar ainda que essa iniciativa integra um propósito ainda maior, que é a nossa UniversidadES. Um mega sistema de educação que contempla não apenas o Ensino Superior, mas também o técnico, a qualificação profissional, a formação avançada, a pesquisa e a extensão”, destacou o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Ricardo Pessanha.
Bolsas de estudos em cursos de graduação no ES
A seleção vai acontecer através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio de 2018 a 2022, sendo que durante da inscrição os candidatos devem selecionar a edição do ENEM que pretendem utilizar.
É possível concorrer a bolsas de estudos em 54 cursos, como enfermagem, fisioterapia, direito, engenharia civil, letras, nutrição, odontologia, entre outros. E estão distribuídas em cidades de todo o estado.
Os requisitos para concorrer às bolsas são:
- Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública localizada no Espírito Santo;
- Ter cursado completamente o Ensino Médio em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
- Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;
- Ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) no Espírito Santo;
- Ter cursado o Ensino Médio e/ou Curso Técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo.
Por outro lado, quem já foi beneficiado com bolsas através do programa ou já possua curso de graduação não poderá concorrer às vagas.
As inscrições serão abertas no dia 23 de janeiro com prazo até 14 de fevereiro. Mais informações podem ser encontradas no edital.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.