Além de pensar no pagamento dos tributos como o IPTU 2023 e IPVA, o contribuinte no Rio de Janeiro precisará redobrar a sua atenção nesta reta final e ano e início de 2023.
Com a proximidade da temporada de tributos, golpistas estão tentando se aproveitar para mandar boletos falsificados via e-mail, WhatsApp, SMS, além de criar sites fantasiosos com o intuito de enganar o contribuinte na hora do pagamento do IPTU 2023 e do IPVA, por exemplo.
Por isso, a ação destes criminosos incentivou a Prefeitura do Rio a emitir um alerta sobre as diversas tentativas de golpes envolvendo o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) sendo aplicadas na cidade.
Dessa forma, foram verificados que antes mesmo de começar o período para o pagamento do imposto, já haviam sido criados dezenas de sites falsos que imitam o Carioca Digital e foram identificados pela Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento do Rio
“O único endereço do Carioca Digital, portal de serviços da Prefeitura do Rio, é https://carioca.rio. O contribuinte também pode acessar o serviço pelo aplicativo Carioca Digital, disponível nas lojas Google e Apple.”, explicou a pasta através de nota oficial.
Segundo a autoridade fiscal do município reforça ainda que não envia comunicações ou boletos de pagamento aos contribuintes via whatsapp ou SMS. O canal de atendimento da Prefeitura para esclarecimento de dúvidas é a Central 1746.
Qual o cronograma do IPTU 2023 no Rio?
O cronograma para a quitação do IPTU 2023 na capital fluminense já foi divulgado. Dessa forma, os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única terão 7% de desconto, mesmo percentual que foi concedido em 2022.
Confira as datas de vencimento:
- Cota única: Vencimento em 7 de fevereiro;
- 1ª cota: Vencimento em 7 de fevereiro;
- 2ª cota: Vencimento em 7 de março;
- 3ª cota: Vencimento em 10 de abril;
- 4ª cota: Vencimento em 8 de maio;
- 5ª cota: Vencimento em 7 de junho;
- 6ª cota: Vencimento em 7 de julho;
- 7ª cota: Vencimento em 7 de agosto;
- 8ª cota: Vencimento em 8 de setembro;
- 9ª cota: Vencimento em 6 de outubro;
- 10ª cota: Vencimento em 8 de novembro.