O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem diferentes formas de atendimento ao público. Além do presencial, nas agências, ainda é possível acessar alguns serviços por ligação no telefone 135 da Central Telefônica. Foi anunciado no dia 22 de dezembro, pelo Ministério do Trabalho e Previdência, mudanças para o atendimento telefônico a partir de fevereiro de 2023.
A Central Telefônica de número 135 foi criada pelo INSS para que os segurados, aposentados e pensionistas, possam ter mais um canal de contato com a Previdência Social. A ideia é descongestionar outros canais, como as agências, o site e o aplicativo, permitindo inclusive o atendimento humano por telefone.
Uma série de serviços relacionados a pedidos de benefícios previdenciários, bem como dos salários, podem ser feitos usando essa Central. Informações por atendimento humano somente são disponibilizadas quando o cidadão fornece dados que possam identificá-lo como titular do benefício previdenciário.
Isso significa que nenhuma informação é repassada sem confirmar a identidade no INSS, tudo para garantir a segurança dos processos vinculados a Previdência Social. Por isso, ao telefonar para o 135 é necessário ter o documento do titular em mãos, bem como o número do benefício para reconhecimento.
Novidades anunciadas para a Central Telefônica do INSS
No dia 22 de dezembro o Ministério do Trabalho e Previdência firmou uma parceria com a Claro S.A. para que as ligações feitas para o telefone 135 do INSS passassem a ser gratuitas. Dessa forma, as ligações que hoje têm custo de uma chamada local para celulares, passarão a ser gratuitas, como já acontece para quem telefona usando um telefone fixo.
O contrato de parceria com a Claro prevê uma duração de 12 meses, podendo ser renovado até o máximo de 60 meses. Sendo que a prestação do serviço de gratuidade terá início no final do mês de fevereiro. Até lá, quem preferir entrar em contato com o INSS por celular ainda vai precisar pagar pela taxa.
Outra opção é criar cadastro e fazer login no aplicativo Meu INSS, por lá todos os serviços são gratuitos. Sendo possível agendar serviços, dar entrada em novos benefícios, consultar saldos e extratos, e muito mais.