A chegada do fim de ano é repleta de despesas para o trabalhador. O IPTU de 2023 (Imposto Predial e Territorial Urbano), é uma das que mais pesam no bolso. O tributo no âmbito municipal é destinado a todo titular de uma propriedade residencial ou comercial.
O valor do IPTU 2023 é definido pelas prefeituras de acordo com a proporção e estrutura do imóvel. A vantagem é que o contribuinte tem a possibilidade de parcelar o total do tributo, contando também com formas variadas de pagamento.
Existem algumas formas de amenizar o valor do IPTU de 2023. Além da possibilidade de conseguir descontos que podem chegar a 50% do valor total do imposto, o contribuinte pode até ter acesso à isenção do tributo. Confira os detalhes abaixo.
Descontos no IPTU de 2023
De modo geral, os descontos no valor do IPTU são oferecidos para as pessoas que desejam realizar o pagamento na modalidade única. Desse modo, as prefeituras liberam a possibilidade de descontos que variam de 5% até 20%.
Caso haja parcelamento, o desconto proporcional não acompanha o contribuinte. É importante verificar também se o município onde o imóvel está situado oferece programas de desconto no IPTU.
Algumas cidades verificam a inadimplência dos pagantes do ano anterior. Caso o pagamento tenha sido efetuado na data determinada pela prefeitura poderão ser acrescidos descontos. Outra forma de conseguir descontos no IPTU 2023 é adotar práticas sustentáveis por meio do chamado IPTU Verde.
Estas são as três principais opções de descontos no IPTU de 2023:
- Fazendo o pagamento à vista;
- Aderindo a programas da prefeitura, ex.: cadastro do CPF na emissão de nota fiscal, usando energia solar, fazendo doações e etc.;
- Optando pelo pagamento em dinheiro.
Entenda o funcionamento do IPTU
O IPTU é o imposto incidente sobre as propriedades construídas em perímetro urbano, ou seja, é cobrado anualmente de proprietários de casas, prédios ou estabelecimentos comerciais de uma cidade.
Tendo em vista que ele incide sobre cada propriedade, o contribuinte que tiver mais de um imóvel registrado em sua titularidade, deverá arcar com as despesas de todos eles. Se ele possuir cinco imóveis, será preciso pagar cinco IPTUs.
É importante destacar que, se a propriedade for urbana, mas ele possuir apenas o terreno sem construção, será pago o Imposto Territorial Urbano (ITU). Porém, se o terreno se encontrar fora do perímetro urbano, a taxa incidente é a do Imposto Territorial Rural (ITR). Ambos possuem uma base de cálculos e alíquotas distintas do IPTU.