Quer se aposentar pelo INSS em 2023? Consulte agora o possível valor do seu salário

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece algumas modalidades de aposentadoria, e os cidadãos que pretendem se aposentar em 2023 já podem simular o valor do salário que irão receber da autarquia. Confira a seguir como calcular o seguro.

Posso contribuir de forma retroativa pelo INSS? Veja como RECUPERAR o tempo perdido para sua aposentadoria
Quer se aposentar pelo INSS em 2023? Consulte agora o possível valor do seu salário. (Imagem: FDR)

O órgão previdenciário usa o valor do salário mínimo como base para fazer o cálculo das aposentadorias e demais benefícios. Com o reajuste do piso salarial que ocorre anualmente, o valor dos seguros também muda. Até agora, o salário mínimo confirmado para o próximo ano corresponde a R$ 1.302.

Nos últimos anos, o salário mínimo recebeu um reajuste de acordo com a variação da inflação do ano anterior. Em janeiro esse valor ainda pode mudar mais uma vez, já que o presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva defende o aumento real do piso salarial, que corresponde a um reajuste acima da taxa de inflação.

Para quem planeja dar entrada na aposentadoria do INSS em 2023, a equipe do FDR desenvolveu uma calculadora que estima o valor do salário que será pago pela autarquia. Será preciso fornecer algumas informações determinantes para ter o valor aproximado do seguro. São elas:

Esse último cálculo necessário é a média dos salários diferentes recebidos. Basta somar todas as variações salariais dos seus anos de contribuição e dividir pela mesma quantidade.

No aplicativo Meu INSS, é possível saber exatamente o seu tempo de contribuição ao órgão. No menu principal, selecione a opção “Simular aposentadoria”. Confira os seus dados de cadastro e, se for necessário, faça alterações selecionando o ícone de lápis. Selecione “Recalcular” para ter o resultado do seu tempo de contribuição.

TABELA INSS 2023: VEJA O CALENDÁRIO DE PAGAMENTOS E ALÍQUOTAS DE CONTRIBUIÇÃO

Passo a passo para solicitar aposentadoria, pensão ou benefício pelo aplicativo Meu INSS

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile