Na tarde de ontem, 21, Aloizio Mercadante que será o próximo presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), anunciou sete nomes que irão ocupar as novas diretorias da instituição. Entre eles estão ex-integrantes do governo Dilma e nomes com experiência em bancos de investimentos. Confira.
Nomes anunciados por Mercadante para o BNDES
- Alexandre Abreu para a diretoria Financeira
Abreu trabalhou durante 30 anos no Banco do Brasil, e presidiu a instituição. Também foi presidente do Banco Original, que integra o grupo J&F, da família Batista, entre os anos de 2019 e 2022. Fez parte de conselhos em empresas como Cielo e Banco Votorantim e foi duas vezes membro da diretoria executiva da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
- José Luís Gordon para a diretoria de Inovação
Atuou como assessor especial do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério da Educação no governo Dilma. Trabalhou ainda na CNI (Confederação Nacional da Indústria) e comandou a Associação Brasileira de Desenvolvimento. Atualmente é o presidente da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial). É doutor em economia pela UFRJ.
- Natalia Dias para a diretoria de Mercado de Capitais
Possui grande experiência em bancos de investimentos no país e no exterior. Trabalha atualmente como CEO do Standard Bank Brasil. Anteriormente passou por instituições como JP Morgan Chase e Bank of America Merril Lynch. Atuou ainda na Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). Estudou Administração Pública na FGV e tem especialização em finanças pelo Amsterdam Institut of Finance.
- Luciana Costa para a diretoria de Economia Verde
Ela é a presidente no Brasil do banco francês de investimentos Natixis. Anteriormente trabalhou no Banco Standard de Investimentos, Banco Real ABN AMRO, Citibank, Bank Boston e Unibanco.
- Tereza Campello para a diretoria Social
É economista e ex-ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome no governo Dilma. Seu nome estava cotado para retornar à pasta do Desenvolvimento Social, a ser recriada pelo governo eleito.
- Nelson Barbosa para a diretoria de Planejamento
Atuou como ministro da Fazenda e do Planejamento no governo Dilma. Foi ainda presidente do conselho de administração do Banco do Brasil e membro do conselho de administração da Vale.
- Luiz Navarro (diretoria não informada)
Luiz é formado em direito e é consultor legislativo do Senado Federal e membro do Comitê Consultivo Sênior da Academia Internacional Anticorrupção.