O 14º salário do INSS é, na verdade, apenas uma proposta popular que aguarda aprovação do Congresso Nacional. O projeto pensado por beneficiários do órgão foi lançado por conta das muitas dificuldades financeiras que surgiram em 2020, ano em que começou a pandemia de Covid-19 no Brasil.
Milhões de aposentados e pensionistas dependem exclusivamente do seguro do INSS para a sua subsistência e, mesmo dois anos depois do início da pandemia, ainda esperam pela aprovação do 14º salário. Entretanto, a proposta não tem apoio significativo entre os parlamentares e dificilmente passará para ser votada no Senado.
Além disso, o que consta no texto da proposta popular é a concessão desse novo abono apenas nos anos de 2020 e 2021. Sendo assim, o único abono que os segurados do órgão previdenciário receberam em 2022 foi o 13º salário.
Aposentados e pensionistas do INSS receberam 13º salário antecipado
O 14º salário não vingou, mas o INSS, junto com o Governo Federal, decidiu antecipar o pagamento do décimo terceiro para o início do ano. O abono costuma ser depositado em parcela única, entre os meses de novembro e dezembro.
Sendo assim, cerca de 30 milhões de beneficiários receberam o 13º salário da autarquia entre abril e junho de 2022. Todos os segurados que foram contemplados com esse pagamento no primeiro semestre não têm mais direito a um novo abono nos últimos meses do ano.
Um único grupo recebeu o décimo terceiro do INSS junto com a parcela referente a novembro, no final do ano. Aqueles que se tornaram aposentados ou pensionistas a partir de maio de 2022 não receberam o depósito adiantado do 13º no início do ano, então tiveram o pagamento do abono no período em que ele é depositado tradicionalmente.
O valor, porém, não é o mesmo do adiantamento. Como entraram há menos de um ano no grupo de segurados, o 13º salário foi proporcional à quantidade de meses que já passaram como beneficiários do INSS. Entenda como funciona o cálculo:
Salário bruto / 12x o número de meses como beneficiário do INSS = valor do 13º salário do INSS
Preencha a calculadora do FDR com os seus dados para saber exatamente o valor que deve receber de abono natalino do INSS este ano.