34% dos pedidos de empréstimo foram para dívidas em outubro. Quais as melhores opções?

Pontos-chave
  • Dívidas levaram 34% dos brasileiros a pedir empréstimo em outubro
  • Confira algumas dicas de onde pedir um empréstimo

O atual cenário da economia brasileira não é um dos mais tranquilos e as pessoas vem sofrendo com os preços altos, inflação, juros e com a desvalorização das empresas. Isto fez com que a procura por empréstimo crescesse.

34% dos pedidos de empréstimo foram para dívidas em outubro. Quais as melhores opções? (FDR)

Diante de tudo isso, quatro em cada dez brasileiros adultos iniciaram o mês de outubro negativados, isso equivale a 64,87 milhões de pessoas segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e também pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

O Índice FinanZero de Empréstimo (IFE) revelou que 34% dos pedidos de crédito pessoal no décimo mês do ano foram motivados à quitação de dívidas. Além disso, em 24 dos 26 estados brasileiros as solicitações foram para este fim, com exceção de Alagoas e do Amapá.

Fatores principais

O maior fator de inadimplência é o desemprego, que atingiu, também em outubro, a marca de 8,7% e afetou 9,5 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Logo seguida do desemprego, as dívidas com cartão de crédito somam como o segundo maior fator de inadimplência.

Outro levantamento feito pelo Instituto Locomotiva, e também pela empresa de tecnologia do mercado financeiro MFM TI, aponta que 60% dos brasileiros inadimplentes adotam um sistema de “rodízio de contas”, que consiste em atrasar alguma cobrança para focar o orçamento em outras que são mais urgentes. Ainda de acordo com o levantamento, as despesas básicas são privilegiadas pelo sistema adotado.

Contas de luz, água e gás (58%) são as prioridades, acompanhadas pelas cobranças de cartão de crédito (42%), supermercado (40%) e, na quarta posição, pagamento de aluguel (30%).

O estudo também aponta que houve uma redução de inadimplentes que acreditam nesse sistema e que conseguirão quitar suas dívidas. Em 2021 existia um total de 73% dos entrevistados esperançosos, já em 2022 o número caiu para 59%.

Para Rodrigo Cezaretto, diretor operacional da FinanZero, parte dessa queda da esperança é fruto da instabilidade político-econômica que o Brasil vem apresentando nos últimos anos. “O pagamento do 13º salário pode ser um momento de alívio para alguns inadimplentes que pretendem dedicar esse valor para quitar ou diminuir os valores negativados.

Embora as datas festivas sejam tentadoras, é preciso manter o foco e dedicar atenção extra aos gastos de início de ano e priorizar contas com as taxas de juros mais altas ou procurar oportunidades de créditos”, comenta.

Busca por “empréstimo para negativado” tem maior destaque no Sul e Sudeste

Em um cenário em que é preciso escolher qual boleto tem juros mais altos para quitar primeiro, os brasileiros com nome e CPF comprometidos têm tentando encontrar alternativas para sanar as dívidas. Essa situação nacional pode ser observada nas pesquisas do Google.

No período de novembro de 2021 a outubro de 2022, a busca pelo termo “empréstimo para negativado” somou cerca de 3,9 milhões, com maior concentração nas regiões Sudeste e Sul, sendo em primeiro lugar o Estado de São Paulo, seguido por Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e, pra fechar o top 5, Rio Grande do Sul.

Os dados também podem ser comparados com a última edição do IFE, que apontou São Paulo (40%), Rio Grande do Sul (40%), Paraná e Santa Catarina (cada um com 39%), tendo a motivação dívida como a principal para pedidos de empréstimos. Ou seja, as regiões Sul e Sudeste também lideram essa pesquisa.

Dicas de empréstimos 

Caso você esteja precisando de dinheiro, existem algumas boas opções para você contatar e contratar o crédito. Confira:

  • SuperSim: Empresa de empréstimo on-line, que liberar o empréstimo até mesmo com uso da garantia do celular.
  • Simplic: nesta opção, o dinheiro solicitado como empréstimo é depositado na sua conta em no máximo 48h após a aprovação. A empresa não exige muitos requisitos para a concessão do crédito, podendo até mesmo ser solicitado por pessoas negativadas.
  • Portocred: Na Portocred é possível solicitar o empréstimo relativo a antecipação do saque-aniversário. A instituição não faz consulta ao Serasa.
  • Creditas: Esta opção de empréstimo disponibiliza a realização do empréstimo com a garantia de imóveis. É recomendada para quem está negativado, pois a numeração do acorde não entra na lista de requisitos da empresa.
  • Creditas: por fim, esta opção de empréstimo disponibiliza o crédito através da garantia de imóveis. É uma opção recomendada para quem está negativado.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.