Habilite seu PIS na carteira de trabalho digital seguindo esses passos

A Carteira de Trabalho Digital tem sido o instrumento tecnológico de maior serventia para os trabalhadores formais. É por meio dela que milhares de pessoas conseguem acessar seu histórico profissional, substituindo muitas vez o documento impresso pela versão online. Para informações mais completas, o ideal é habilitar o número do PIS no aplicativo, para isso, segue o passo a passo completo.

Habilite seu PIS na carteira de trabalho digital seguindo esses passos
Habilite seu PIS na carteira de trabalho digital seguindo esses passos (Imagem: FDR)

A Carteira de Trabalho Digital surgiu como uma versão mais atualizada do documento impresso, esse que muitas vezes ficava rasurado e desatualizado. Isso não significa que a versão em papel não pode mais ser utilizada, a ideia é apenas modernizar o documento e permitir que o seu acesso fique mais simples e fácil.

Além de permitir que sejam acessadas informações sobre a vida colaborativa do cidadão, esse aplicativo tem sido ferramenta de bancos como a Caixa Econômica Federal para a liberação de consultas sobre benefícios. Por exemplo, é por meio dele que interessados em saber se receberão o abono PIS/PASEP podem verificar se estão aptos a receber a quantia.

Onde habilitar o número do PIS na Carteira de Trabalho Digital

O número do PIS (Programa de Integração Social) é gerado assim que a Carteira de Trabalho é emitida, funciona como uma sequência de identificação de cada trabalhador. Por isso, todos aqueles que já atuaram com registro têm essa numeração, sendo única independente do emprego.

Isso significa que o número do PIS será habilitado automaticamente na Carteira de Trabalho Digital assim que fizer login. Para consultar essa numeração, basta:

Consultar abono salarial

Outra opção, também muito buscada, é a consulta do abono salarial usando o App Carteira de Trabalho Digital. Isso porque, esse canal pode ser usado tanto por trabalhadores da iniciativa privada que recebem pela Caixa, como por servidores públicos que fazem o saque no Banco do Brasil.

Funciona assim:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile