Caiu! Nesta terça-feira (20) deve ser depositada a última parcela do 13º salário de trabalhadores CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas), e todos os que atuam com carteira de trabalho assinada. Agora, com o pagamento dos outros 50% que faltam para o abono natalino, os funcionários têm acesso a quantia referente ao tempo de serviço durante o ano. O dinheiro, no entanto, pode render ao ser investido.
De acordo com a mais recente pesquisa realizada pela Onze, fintech de educação financeira, o valor liberado no 13º salário será usado prioritariamente ao pagamento de dívidas em meio a um período de festas de fim de ano, ceia de Natal e viagens. Embora 9% dos pesquisados ainda pretendam usar a quantia para adquirir produtos para festas do fim de ano, como presentes.
Por lei, o empregador tem duas opções de pagamento do décimo terceiro salário. A primeira é liberando o valor total de uma única vez, mas até o dia 30 de novembro. A outra é parcelando em duas vezes, sendo a primeira parcela paga entre fevereiro a 30 novembro, e a segunda até o dia 20 de dezembro. Existe ainda a opção do funcionário pedir que a primeira parcela seja paga junto às férias.
O valor liberado considera os meses de trabalho durante o ano. Os funcionários que não receberem a quantia podem registrar uma queixa no RH da empresa, a fim de pedir explicações, e caso não surja efeito o registro pode ser feito no Ministério do Trabalho.
Valor liberado na segunda parcela do 13º salário
O primeiro pagamento do 13º salário que aconteceu até 30 de novembro foi equivalente a 50% do abono total, de direito do trabalhador. Isso significa que nenhum desconto foi aplicado a quantia, enquanto na segunda parcela haverá a contribuição ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e do Imposto de Renda.
Para calcular o valor total do décimo terceiro salário é preciso:
- Dividir o salário bruto por 12 e multiplicar pelos meses trabalhados em 2022.
Descubra quanto vai receber:
Poupe e invista seu 13º salário
Embora a poupança não seja o tipo de investimento mais indicado por especialistas, ela pode ser uma alternativa de reserva do 13º salário. A poupança não cobra Imposto de Renda, é segura e tem fácil movimentação, mas rentabilidade mais baixa que outras opções.
Algumas opções para fazer seu abono render são:
- Aplique na poupança do seu banco de confiança, a taxa de rentabilidade não muda independente do banco, ela é fixa;
- Procure fundos de investimentos mais rentáveis, ex.: fundos imobiliários, Tesouro Direto, entre outros;
- Reserva parte da quantia para investimento em renda variável, mas pesquise e esteja consciente sobre os riscos.