Matrícula escolar: Confira as melhores dicas para negociar matrículas e mensalidades

Planejamento de início do ano inclui elementos inadiáveis, como a matrícula escolar. Planejamento e negociação dos valores são essenciais para se conseguir descontos nas instituições de ensino. Confira dicas para essa etapa.

Matrícula escolar: Confira as melhores dicas para negociar matrículas e mensalidades
Matrícula escolar: Confira as melhores dicas para negociar matrículas e mensalidades (Imagem: FDR)

O início do ano tem alguns elementos tradicionais, promessas, começo de dieta, IPVA, viagens e a material e matrícula escolar. São tantos gastos que o planejamento para esse momento é extremamente necessário.

Segundo Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), nesse cenário de dificuldades financeiras enfrentadas por todos, é necessário planejar para priorizar a educação.

Com dificuldades financeiras, muitos pais já pensam em mudar os filhos de escola, mas alerto que o investimento na educação deve ser priorizado e mais bem planejado, afinal de contas, é o futuro dos filhos que estará em jogo”, comenta ele.

Dicas para a hora da matrícula escolar

Veja abaixo as dicas do presidente da Abefin:

1- Grade escolar

Esse ponto deve ser observado pelos país principalmente porque há alguns anos a educação brasileira tem passado por mudanças. É importante observar o currículo escolar ofertado por cada instituição.

Um ponto primordial é saber os diferenciais oferecidos pela escola, como a grade curricular incluir conteúdos de educação financeira, o que prepara os jovens para realizar mais sonhos e consumir de forma consciente”, aponta Domingos.

2 – Calcule as despesas

No começo do ano além da matrícula escolar, há gastos com uniforme, material escolar, além de possíveis contratações de transporte e reservas para futuros gastos com passeios, por exemplo.

Caso a situação não esteja favorável, após esse verdadeiro raio-x das finanças, não tenha medo de conversar com o financeiro da escola e pedir descontos, pois isso faz parte do nosso cotidiano e na educação dos filhos não poderia ser diferente. Muitas pessoas evitam pedir descontos e deixam de economizar para manter um certo status ou até mesmo por timidez”, orienta o especialista.

3 – Adiante pagamentos

Negociou o valor da mensalidade com a escola? Tem condições de adiantar algumas mensalidades? Se sim, você poderá conseguir ainda mais desconto e até mesmo adquirir credibilidade com a instituição.

Mas, lembre, só adiante o pagamento de mensalidades se isso não comprometer o seu orçamento para outras coisas.

4 – Pesquise

Antes de decidir fazer a matrícula ou rematrícula, faça uma pesquisa. Observe o que as outras escolas estão oferecendo e o valor do serviço prestado por elas; lembrando que sua pesquisa é mais eficiente quando você analisa instituições dentro do mesmo padrão.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei comp profissional e de certa forma como pessoa, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.