IPVA 2023: Governo de Minas define calendário de pagamentos

O Governo de Minas Gerais (MG) já definiu o calendário de pagamentos do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2023). O tributo cuja cobrança é feita originalmente no âmbito estadual, incide sobre todo proprietário do veículo. Uma parte do valor recolhido é repassada ao município onde o automóvel está registrado. 

IPVA 2023: Governo de Minas define calendário de pagamentos
IPVA 2023: Governo de Minas define calendário de pagamentos. (Imagem: FDR)

O IPVA 2023 de Minas Gerais deve começar a ser pago a partir do mês de março. Por ora, o calendário é a única informação divulgada pelo governo estadual sobre o imposto. Detalhes como meios de pagamento, emissão de guias e valores serão divulgados posteriormente. 

De acordo com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MG), a confirmação do início dos pagamentos do IPVA 2023 para o mês de março, possibilita a adesão de um calendário semelhante ao modelo que vigorou no ano de 2022. Na época, os contribuintes tinham a opção de escolher entre estes dois formatos:

A alíquota do IPVA 2023 MG pode variar entre 1% e 4% sobre o valor do veículo. Se tratando de veículos novos, a base de cálculo é o preço que consta no documento fiscal.

Considerando os automóveis usados, a cobrança é feita com base no preço médio do mercado. Para isso, usa-se a Tabela Fipe como referência. Observe:

IPVA 2023: VALOR, CALENDÁRIO, PAGAMENTO, INSENÇÃO E COMO CONSULTAR ONLINE

Calendário IPVA 2023 de Minas Gerais

O calendário do IPVA 2023 de Minas Gerais permanecerá o mesmo de 2022, nos meses de março, abril e maio. Confira:

Finais da placa Cota única – 1ª parcela 2ª parcela 3ª parcela
1 e 2 21 de março 25 de abril 25 de maio
3 e 4 22 de março 26 de abril 26 de maio
5 e 6 23 de março 27 de abril 27 de maio
7 e 8 24 de março 28 de abril 30 de maio
9 e 0  25 de março 29 de abril 31 de maio
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile