IPVA 2023 RS liberado! Saiba como antecipar o pagamento do tributo

O calendário de pagamentos do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA 2023) já foi liberado pelo estado do Rio Grande do Sul (RS). Na realidade, trata-se da antecipação do tributo, possibilitando que o contribuinte quite esta dívida até o final de dezembro

IPVA 2023 RS liberado! Saiba como antecipar o pagamento do tributo
IPVA 2023 RS liberado! Saiba como antecipar o pagamento do tributo. (Imagem: FDR)

Os contribuintes que aderirem à antecipação do IPVA 2023 no Rio Grande do Sul, poderão conseguir descontos que chegam até 32% do valor total do tributo. No entanto, o parcelamento também ficará disponível entre os meses de janeiro e junho, bem como o pagamento da cota única em abril

A consulta do IPVA 2023 já foi disponibilizada pelo site ou aplicativo. O pagamento pode ser feito de duas formas, nos bancos Banrisul, Bradesco, Sicredi, Sicoob e Banco do Brasil para quem é cliente, ou via Pix gerando um QR Code pelo site. No caso do Pix parcelado, um novo código deve ser gerado a cada mês. 

Calendário do IPVA 2023 do Rio Grande do Sul 

O calendário de pagamento do IPVA 2023 no Rio Grande do Sul foi distribuído em categorias. Confira a seguir!

Pagamento à vista

Pagamento parcelado em 6x

Para parcelar em seis vezes, é necessário efetuar o primeiro pagamento até 31/01/2023. Os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão seguem válidos.

IPVA 2023: VALOR, CALENDÁRIO, PAGAMENTO, INSENÇÃO E COMO CONSULTAR ONLINE

Pagamento único

O IPVA 2023 RS também pode ser pago em parcela única, com o prazo vencendo em abril, conforme o número final da placa. Os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão seguem válidos, desde que dentro do prazo. Observe:

Bom Motorista

Recebe o desconto do bom motorista aquele que não tenha incorrido em infração de trânsito nos últimos meses.

Bom Cidadão

O IPVA tem desconto para quem registra o CPF em notas fiscais no estado.

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile