IPVA 2023: Motoristas já podem fazer pagamento antecipado no RS. Confira se há vantagens

No Rio Grande do Sul, começou hoje, 14, o prazo de pagamento antecipado do IPVA 2023. Os contribuintes que quitarem o débito até o fim deste mês recebem descontos que podem chegar a 32%. Também é possível pagar o imposto de forma parcelada ou à vista.

Descontos IPVA 2023 RS

Pagamento à vista

Pagamento parcelado 

Os contribuintes também podem parcelar o IPVA RS 2023 em até seis vezes, devendo efetuar o primeiro pagamento até 31/01/2023. Os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão permanecem válidos.

Cota única 

Também é possível pagar o tributo à vista, com prazo de vencimento em abril, de acordo com o número final da placa do veículo. Os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão seguem válidos, desde que dentro do prazo.

Final da placa 1 e 2 3 e 4 5 e 6 7 e 8 9 e 0
Prazo 24/04/2023 25/04/2023 26/04/203 27/04/2023 28/04/2023

Desconto Bom motorista 

O desconto deste benefício é concedido para os motoristas que não tenham infringido as leis de transito nos últimos meses.

Desconto Bom cidadão 

Este desconto é pra quem registra o número do CPF nas notas fiscais:

Como pagar o IPVA RS

Como funciona o pagamento do IPVA?

Todos os proprietários de veículos devem pagar obrigatoriamente o IPVA no início do ano. O imposto é de responsabilidade do Detran que estabelece seu calendário de pagamentos, os valores e como os contribuintes podem pagá-lo.

É possível pagar o tributo tanto em cota única (à vista) ou parcelado. Geralmente é oferecido descontos especiais para quem opta pelo pagamento à vista.

Os estados organizam um calendário de pagamento para o IPVA 2023, que geralmente é organizado pelo número final da placa do veículo.

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile