Pix tem volume de pagamentos surpreendente na Black Friday deste ano

Terminou a Black Friday, dia em que são oferecidos grandes descontos no mercado. Mas os números da data, que é tida como uma das mais importantes para o varejo, ainda estão dando o que falar entre os especialistas do setor. Isso porque alguns comportamentos dos lojistas e consumidores são vistos como tendências, principalmente para o comércio eletrônico.

Éder Medeiros, fundador e CEO da plataforma de intermediação de fretes Melhor Envio, explica que é essencial que as marcas digitais estudem como foi a data: 

“Com o fim da pandemia e a reabertura das lojas físicas, o comércio eletrônico estava bastante ansioso para descobrir as novas necessidades dos consumidores. Isso porque o mercado vem oferecendo cada vez mais novidades tanto em serviços e ferramentas como nos produtos em si. Como a Black Friday atrai diversos tipos de compradores, como aqueles que não compram frequentemente na internet, ela acaba ditando algumas preferências que devem ser observadas pelas empresas do setor”

De olho nessas novidades, o Melhor Envio produziu um levantamento com os principais dados logísticos da Black Friday de 2022 e que merecem a atenção dos especialistas do setor. 

Pix representou mais de 60% dos pagamentos de fretes

Não há como negar que o Pix vem revolucionando a forma como a sociedade paga suas contas. A Black Friday também ilustrou essa tendência, sendo que a maior parte dos pagamentos dos fretes foi feita via Pix, que apareceu em mais de 60% das compras de etiquetas de frete.

52% dos lojistas optaram pelo frete expresso para enviarem suas mercadorias

Com a pandemia, as pessoas se acostumaram a comprar na internet, o que também as deixou mais exigentes. Na Black Friday deste ano, a maioria dos lojistas priorizaram o prazo em relação ao valor da entrega, optando pelo chamado frete expresso.

Mais de 30% dos envios do período partiram da região metropolitana de São Paulo

Onde estão localizados os espaços físicos das lojas digitais? Como era de se esperar, a região metropolitana de São Paulo foi responsável por quase um terço dos envios de mercadorias nacionais do período da Black Friday 2022. Esse dado aponta, sobretudo, o potencial de vendas da região paulista.

Um a cada três envios foi feito por lojistas que dizem ter sua rede social como principal meio de vendas

As redes sociais estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas e estão movimentando as compras na internet. Além do Instagram e WhatsApp, o TikTok também é outra marca que prevê novidades e vem investindo no futuro do e-commerce.

Todos os dados utilizados para o levantamento foram fornecidos pela própria base de clientes do Melhor Envio e em conformidade com os Termos de Uso da Plataforma e a Lei Geral de Proteção de Dados.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.