Bolsa de Valores tem forte queda e dólar volta a subir. Entenda o motivo

Nesta segunda, 12, o dólar fechou o dia em alta, com os olhares do mercado voltados para as definições do próximo governo, tanto pela composição da equipe como pelas propostas que serão apresentadas no novo governo Lula. Por outro lado, o Ibovespa, principal indicador da B3, terminou a sessão em forte queda. Confira.

Dólar 

A moeda ganhou força perante o real diante dos rumores de que o ex-ministro Aloizio Mercadante possa vir a assumir a presidência do BNDES ou da Petrobras e também em meio a relatos sobre a possibilidade de mudanças nas Lei das Estatais. 

Os agentes financeiros se preocupam se o futuro governo Lula irá ter uma postura mais similar com a do governo Dilma Rouseff do que a adotada especialmente no primeiro mandato do petista.

No encerramento da sessão de ontem, o dólar comercial terminou em alta de 1,28%, sendo cotado a R$5,3121, ao passo que por volta das 17h25 o dólar futuro para o mês de janeiro estava operando em alta de 1,16% a a R$ 5,3225.

Simultaneamente, o índice DXY, que mede o peso do dólar ante seis moedas de mercados desenvolvidos, estava operando em alta de 0,29%, a 105,108 pontos, no começo de uma semana semana que promete ficar marcada pela decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed) e de outros grandes bancos centrais, como Banco Central Europeu e Banco da Inglaterra.

Ibovespa 

Já o Ibovespa fechou a segunda com uma forte queda, puxada especialmente pela Petrobras e pela Vale. Este recuo na Petrobras aconteceu diante dos rumores de que Josué Gomes, filho de José Alencar, esta cotado para assumir a presidência da estatal. 

O Ibovespa caiu 2,02% ontem, a 105.343 pontos. Com este resultado, o índice obteve a pontuação mais baixa desde 3 de agosto, quando terminou o dia em 103.774. Os papéis da Petrobras recuaram 3,24%, ao passo que a Vale caiu 2,99%.

Na sexta, 9, o Ibovespa tinha subido 0,25%, a 107.520 pontos. Com o resultado desta segunda, o índice tem uma queda acumulada de 6,35% no mês. Considerando o ano, porém, a alta é de 0,50%.

Esta segunda no Brasil  também ficou marcada pela diplomação de Lula e Alckmin.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.