IPTU 2023: Siga esses passos para solicitar a isenção de pagamento

Pontos-chave
  • O IPTU deve ser pago por todos os proprietários de imóveis;
  • A isenção desse tributo está garantida em casos específicos;
  • O pedido de isenção do IPTU acontece, na maioria dos casos, de forma presencial.

O pagamento do IPTU 2023 (Imposto Predial e Territorial Urbano) é obrigatório para aqueles que têm uma propriedade localizada em perímetro urbano. No entanto, alguns ganham o direito de não pagar por esse tributo, ficando isentos da cobrança devido ao seu perfil ou de acordo com o imóvel. Para conseguir a isenção do IPTU em 2023, os interessados deverão apresentar uma série de documentos dentro do prazo.

IPTU 2023: Siga esses passos para solicitar a isenção de pagamento
IPTU 2023: Siga esses passos para solicitar a isenção de pagamento (Imagem: FDR)

O IPTU 2023 é uma obrigação de todos os proprietários de imóveis, sejam eles residenciais, comércios, salas comerciais, salões, entre outros. Tudo o que é recolhido com esse imposto no ano, será destinado aos cofres públicos da prefeitura municipal. Mais tarde, cabe a organização pública aplicar essa quantia em setores como saneamento, iluminação, saúde, segurança e etc.

Por isso, mais do que um imposto, o IPTU é uma contribuição civil do morador do município. Quem não fizer o pagamento corre o risco de ter o CPF restrito, não poderá legalizar obras dentro do seu imóvel ou terreno, fazer a venda da propriedade ou deixar como doação em herança. Diante desse cenário, estar em dia com o pagamento é benéfico para o cidadão.

Todos os municípios brasileiros farão a cobrança do IPTU 2023, mas regras que indicam como serão as formas de pagamento ou o pedido de isenção do imposto, variam de acordo com cada cidade. Isso porque, será preciso que a Câmara de Vereadores aprove a legislação que vai determinar esse âmbito do tributo. Essa legislação não precisa ser renovada todos os anos.

Quem pode solicitar a isenção do IPTU 2023?

A resposta para essa pergunta vai depender da organização de cada cidade. É comum que hajam diferenças, principalmente no que envolve valores, sobre quem pode solicitar a isenção do IPTU 2023. Por exemplo, em São Paulo fica garantido o direito de isenção para imóveis que obtiverem valor venal superior a R$ 1.507.616,00.

Essa regra pode mudar de acordo com cada município, mas no geral as prefeituras determinam que o direito ao não pagamento do imposto fica garantido para:

Também é comum que imóveis onde são instalados tempos religiosos, funcionam entidades sem fins lucrativos, ou são usados para assistência social, não tenham cobrança do IPTU 2023.

O mesmo vale para algumas propriedades que não alcançam um mínimo de área construída ou o mínimo de ocupação, por isso não existe a cobrança. Mas nesses casos é preciso conferir a organização da prefeitura.

Como pedir isenção do IPTU 2023

A forma de pedir isenção do IPTU 2023 também vai variar a depender de cada município, mas a grande maioria exige o comparecimento do cidadão na prefeitura para entrega dos documentos e assinatura da solicitação. Em Vinhedo (SP), por exemplo, também é exigida a prova de vida dos idosos e aposentados para garantir a continuidade do benefício.

O passo a passo da solicitação acontece assim:

Fique atento ao prazo que a prefeitura aceita o pedido de isenção, caso não consiga cumprir esse prazo a isenção somente será liberada em 2024.

IPTU 2023: CALENDÁRIO, VALOR, COMO CONSULTAR, ISENÇÃO E EMITIR 2º VIA DE PAGAMENTO

Documentos necessários para isenção do IPTU

Os interessados em fazer valer o seu direito e não pagar pelo imposto no próximo ano, devem apresentar junto com a requisição os documentos para isenção do IPTU 2023. A lista completa pode trazer outras exigências, mas a maioria solicita que o cidadão apresente:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile