- Caixa Tem oferece serviços e ferramentas sem cobrar taxa de uso do cliente;
- Usuário do Caixa Tem deve apenas respeitar limites de transações unitárias, diárias e mensais de R$ 600, R$ 1 mil e R$ 5 mil;
- Caixa Tem paga os principais benefícios viabilizados pelo Governo Federal.
O Caixa Tem é a conta poupança social digital criada pela Caixa Econômica Federal (CEF). A plataforma foi lançada em 2020 para unificar os pagamentos do Auxílio Emergencial. Diante da popularidade entre os cidadãos, foi mantida pelo banco estatal.
Hoje, o Caixa Tem é usado em parceria entre a Caixa Econômica e o Governo Federal para viabilizar benefícios como o Auxílio Brasil, Vale Gás, abono salarial, FGTS, seguro-desemprego e outros.
No decorrer dos últimos dois anos em atuação, o Caixa Tem foi responsável por bancarizar milhares de brasileiros que viviam às margens do sistema financeiro. Este processo nada mais é do que a criação de uma conta bancária para pessoas que, por alguma razão, ainda não utilizam tais meios.
A vantagem do Caixa Tem consiste na possibilidade de o usuário ter acesso a mais de 10 funcionalidades diferentes sem precisar pagar por nenhuma taxa de serviço. O único requisito é que se atentem aos limites de transações unitárias, diárias e mensais nos valores de R$ 600, R$ 1 mil e R$ 5 mil, respectivamente.
O cliente do Caixa Tem pode acessar as seguintes ferramentas e serviços:
- Pagar boletos online;
- Realizar pagamentos na Casa Lotérica;
- Fazer recarga de telefone celular vinculado a qualquer operadora;
- Contratar o Seguro Apoio Família;
- Obter dicas financeiras;
- Realizar compras online com o cartão de débito virtual;
- Realizar compras presenciais mediante a leitura do QR Code emitido pela máquina de cartão do estabelecimento comercial;
- Informar os rendimentos de pessoa física;
- Consultar o Número de Identificação Social (NIS);
- Consultar o Bolsa Família;
- Receber o Seguro Desemprego;
- Fazer transferências via TED e DOC;
- Fazer transferências e efetuar pagamentos com a chave PIX;
- Consultar o extrato de movimentação da conta poupança.
Apesar das vantagens e benefícios, eventualmente, o usuário pode enfrentar alguns problemas. No geral, o FDR mostrará a seguir, detalhes para solucionar os principais impasses. Confira!
Solucionando problemas no Caixa Tem
Desbloqueio do aplicativo
Em determinados casos a Caixa Econômica pode bloquear uma conta do Caixa Tem como uma forma de medida de segurança, especialmente para evitar fraudes quando há suspeita. Mas não é preciso se preocupar, pois entre 24h e 48h o problema pode ser resolvido seguindo estes passos:
- Baixe o aplicativo Caixa Tem (Android ou iOS)
- Acesse sua conta com seu CPF e senha
- Na tela inicial, encontre a opção “Liberar Acesso”. Possivelmente será a primeira a aparecer na lista.
- Você entrará em um chat com respostas automáticas
- Siga as orientações. Você vai enviar seus documentos pessoais para desbloquear o Caixa Tem.
Também existe a possibilidade de desbloquear o Caixa Tem pelo atendimento presencial na agência bancária, é só:
- Acessa o site Encontre a Caixa;
- No campo “Tipo de atendimento”, selecione “Agências”;
- Em “UF”, selecione o Estado que você mora;
- Marcar a cidade no campo seguinte;
- Clique em “Buscar” para encontrar a agência Caixa mais próxima.
Recuperação de senha
O acesso ao aplicativo Caixa Tem é feito com o CPF e uma senha numérica de seis dígitos. Em caso de perda da senha, é possível iniciar um processo para recuperação e criação de uma nova. Veja o passo a passo:
- Ao acessar o app do Caixa Tem (Android | iOS), clique em “Recuperar Senha”;
- Insira o CPF no campo indicado, marque a opção “Não sou um robô” e clique em “Continuar”;
- As instruções para a recuperação da senha serão enviadas para o endereço de e-mail cadastrado;
- Acesse o seu e-mail cadastrado, e clique em “Link para redefinir credenciais”;
- Siga as instruções solicitadas e crie uma nova senha. Ela deve ser numérica, com ao menos seis dígitos, e não pode ser igual ao CPF, possuir repetições ou ser a sua data de nascimento;
- Clique em “Continuar” para validar o processo e faça o login na plataforma com a nova senha.
Transferência de dinheiro
Ao ter o seu dinheiro no Caixa Tem, é possível fazer pagamentos por boletos, por QR Code, ou com o cartão de débito virtual, por exemplo. Mas, uma das maneiras mais utilizadas, principalmente em compras em e-commerce, é a transferência.
A plataforma permite transferir dinheiro de dois modos: por DOC e Pix. Essa movimentação também é muito utilizada caso o usuário do app deseje transferir o dinheiro para si mesmo, mas, em outra conta ou outra instituição financeira.
Transferência via Pix
- Abra o seu Aplicativo do Caixa Tem (disponível para Android e iOS);
- Vá até à opção “PIX/Enviar e Sacar”;
- Marque a opção da chave de quem vai receber o PIX (CPF, CNPJ, número de celular, e-mail ou chave aleatória);
- Insira a Chave PIX;
- Coloque uma descrição de pagamento, caso deseje;
- Insira o valor do PIX que deseja enviar;
- Marque quando deseja realizar o PIX;
- Por fim, clique em “Continuar”.
Transferência via DOC
- Abra o seu Aplicativo do Caixa Tem (disponível para Android e iOS);
- Vá até à opção “Transferir Dinheiro”;
- Selecione a opção “Digitar Agência / Conta”;
- Selecione o Banco para o qual deseja realizar transferência;
- Informe a Agência sem o dígito;
- Informe o número da conta sem o dígito, operação, agência e sem zeros à esquerda;
- Agora informe do dígito da conta;
- Informe o tipo de conta podendo ser Conta Corrente ou Poupança para pessoa física ou jurídica;
- Digite o CPF de quem irá receber o valor;
- Coloque o nome da pessoa e envie;
- Informe o valor que deseja transferir;
- Confirme o prazo de envio e confira os dados da transferência;
- Caso esteja tudo correto, toque em “Sim”;
- Digite a sua senha de acesso ao aplicativo Caixa Tem e avance.