Época de fim de ano gera gastos dobrados. Nesta hora, conseguir aumentar o limite do cartão de crédito pode ajudar a suprir todas as despesas. Mas esta nem sempre é uma tarefa fácil.
Aumentar o limite do cartão de crédito pode ser uma tarefa complicada para algumas pessoas. O processo, normalmente requer uma análise financeira e, a depender do resultado, pode não oferecer boas notícias ou expectativas para o consumidor.
Na realidade, é bastante comum que o consumidor com um histórico financeiro não tenha acesso ao cartão ou receba margens de crédito extremamente pequenas. Isso acontece porque a empresa realiza um cálculo para saber quanto pode liberar para este usuário com a ajuda de um algoritmo de risco.
O procedimento analisa dados como a faixa de renda do consumidor, bem como, as chances de atrasar o pagamento da fatura. Mas nem tudo é uma causa perdida e existe sim uma luz no fim do túnel.
Existem algumas maneiras alternativas de aumentar o limite do cartão e, o grande diferencial é se tornar um cliente Nubank. Para isso, basta que o consumidor adote determinadas práticas capazes de melhorar o relacionamento junto à instituição financeira e demonstrar que é um bom pagador.
Como aumentar o limite do cartão de crédito?
As principais dicas do FDR para auxiliar o consumidor a aumentar o limite do cartão de crédito é:
- Pagar o valor total da fatura, nunca o mínimo;
- Atualizar a renda mensal no aplicativo sempre que houver alguma mudança;
- Utilizar o cartão de crédito com frequência;
- Não atrasar o pagamento das faturas;
- Não atrasar o pagamento de dívidas em outras empresas;
- Escolher a data de vencimento de acordo com o dia que seu salário cai na conta;
- Evitar ficar negativado.
Como funciona o limite do cartão de crédito?
Limite do cartão de crédito é o valor que a instituição financeira define para que o cliente possa usar em suas compras a prazo. Ou seja, é o valor total do crédito que você tem para fazer suas compras.
A cada compra realizada, o limite diminui e, para liberar o limite total do cartão, é necessário pagar a fatura dentro do vencimento determinado. Vale lembrar que o limite funciona como um empréstimo e não como uma renda extra.
Então, tenha muito claro de como funciona o limite do cartão de crédito e entenda que este dinheiro não é seu, assim, você evita o endividamento. Mas cartões com limite alto não significam necessariamente um problema. Na maioria das vezes, é uma possibilidade de melhorar o poder de compra e conseguir fazer uma compra parcelada.