Quer começar a investir na Bolsa de Valores em 2023? Confira dicas para se dar bem

Ganhar uma boa quantia em dinheiro através de investimentos é o desejo de muitos e para que sua trajetória neste universo seja positiva é preciso conhecer o funcionamento, técnicas e estratégias para identificar tendências.  Porém, quando se tem conhecimento, é possível ter uma experiência segura e palpável neste universo da Bolsa de Valores. Sendo assim, veja algumas dicas para começar a investir sem medo na Bolsa de Valores.

Saiba o seu perfil de investidor

Antes de dar início em seus investimentos é preciso identificar qual é o seu perfil de investidor. Cada um tem suas características próprias e possibilidades distintas que podem te colocar em um perfil mais arrojado, conservador ou moderado.

A partir destes perfis é possível enxergar o que você espera, sua tolerância a riscos, e se conseguirá lidar com situações surpresas, para finalmente poder apostar na bolsa.

Seu perfil irá influenciar no tipo de ação que você vai adquirir. Investidores que desejam uma renda mais estável precisam procurar papéis de empresas de setores menos voláteis, como os de companhias de infraestrutura.

Ter um target claro

Após entender até onde seu perfil te deixa ir, é preciso ter um projeto claro do que se deseja atingir. Neste caso, é preciso definir o target da aplicação com objetividade, como formar um filho, viajar, ter uma renda futura, pagar estudos, por exemplo. Dessa forma, o investimento vai se tornar mais real e, assim, você pode definir o prazo correto para retirada, valores etc.

Diversificar os investimentos

Esse item é muito importante para garantir a segurança das transações em um mercado financeiro que é muito dinâmico. Mesmo quem tem muita experiência e utiliza as melhores ferramentas para observar os movimentos do mercado não consegue prever com 100% de certeza o que vai ocorrer no futuro.

Neste cenário, a diversificação de investimentos é uma das principais estratégias disponíveis para você proteger sua carteira e aumentar as chances de ganhos. Ela consiste em montar uma carteira composta de ativos de diferentes tipos e de diferentes setores para que, quando um desses ativos se desvalorizar, a perda seja compensada com a valorização de outro.

Buscar conhecimento

Conhecimento sempre é bem-vindo. E, quando se fala de mercado financeiro, informação nunca é demais. Ler sobre o segmento e até mesmo fazer cursos pode ser um diferencial na hora de escolher um investimento adequado ao seu perfil. É importante entender além da rentabilidade e saber também sobre riscos antes de se aventurar no mercado financeiro.

Apoio de especialistas

Sempre que possível consulte especialistas do mercado financeiro para auxiliar em seus investimentos. Este tipo de profissional faz grandes análises dos vários fatores que influenciam o desempenho das ações, assim como a conjuntura econômica, balanço de empresas e situação atual do setor, tudo pautado pelas regras legais.

Harami Research

A Harami Research é uma casa de análise de investimentos que busca facilitar a vida dos investidores. Eles analisam e emitem relatórios oficiais para os seus clientes, com estratégias e investimentos que visam a maior rentabilidade e qualidade, com segurança e independência.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.