Valor extra pelo PIS/PASEP? Entenda como consultar e ter acesso a essa quantia

A Caixa Econômica Federal anunciou o pagamento extra do PIS/PASEP, relativo a quem trabalhou entre os anos de 2016 e 2020 e cumpriu com as regras para ter acesso ao abono salarial. Somente para o PIS (Programa de Integração Social) são pelo menos 1,1 milhão de trabalhadores com direito aos valores. No entanto, a quantia somente será liberada em casas específicos.

Valor extra pelo PIS/PASEP? Entenda como consultar e ter acesso a essa quantia
Valor extra pelo PIS/PASEP? Entenda como consultar e ter acesso a essa quantia (Imagem: FDR)

O pagamento do PIS/PASEP é disponibilizado para pessoas que ganham até dois salários mínimos por mês, tanto atuando na iniciativa privada como na rede pública. Para isso precisam trabalhar com carteira assinada, e ser incluso na declaração de RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) que a empresa produz e envia para o governo federal.

Diante disso, ao ser contemplado pelo abono salarial o trabalhador deve resgatar a quantia dentro do prazo estabelecido pelo governo, em 2022 por exemplo esse prazo se encerra em 29 de dezembro. Caso o dinheiro não seja recebido dentro da data ele pode ser sacado no calendário seguinte, desde que não ultrapasse cinco anos.

No caso dos valores extras relativos ao PIS/PASEP, eles são relacionados a anos anteriores, de 2016 a 2020. Neste ano de 2022 o pagamento é ligado ao ano base de 2020, quer dizer, ao tempo trabalhado há dois anos atrás. Em 2023 a expectativa é de que sejam contemplados aqueles que trabalharam em 2021

Quem pode receber os valores extras do PIS/PASEP

Os valores extras do PIS/PASEP não são relativos a todos aqueles que deveriam ter sido contemplados entre os anos de 2016 e a 2020. A quantia, na verdade, será paga aos trabalhadores desde que o abono seja relativo a:

  • Revisão de valor;
  • Que tenham origem judicial; ou
  • Não foram retirados durante os calendários já encerrados.

Isso significa que aqueles que já tiveram acesso as quantias dos calendários mencionados, não receberão pela segunda vez. A ideia agora é fazer um pagamento retroativo, ou seja, contemplando quem ainda não recebeu.

Como consultar o pagamento PIS/PASEP

A Caixa Econômica paga o PIS, e o Banco do Brasil libera o pagamento do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), cada banco tem o seu canal de consulta destes benefícios. Mas, um único aplicativo é responsável por concentrar informações sobre os dois.

  • Acesse o App Carteira de Trabalho Digital e faça login com dados do Gov.br;
  • Selecione a opção “Benefícios”;
  • Agora, escolha “Abono salarial” e o ano base desejado;
  • Confira os valores que podem ser recebidos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com