IPVA 2023: Governo do Paraná define calendário e formas de pagamento

Nesta terça, 6, foi divulgado pelo Governo do Paraná o calendário oficial do IPVA 2023 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Os pagamentos começam em janeiro e as datas foram organizadas de acordo com o número final da placa do veículo. Confira.

Calendário de pagamentos IPVA 2023 Paraná

FINAL DE PLACA – pagamento à vista

FINAL DE PLACA – cinco parcelas

Como pagar o IPVA 2023

É possível pagar o tributo à vista, com um desconto de 3%, ou parcelado em cinco vezes sem juros. O pagamento poderá ser feito através da Guia de Recolhimento ou via PIX. Quem preferir pode pagar em até 12 vezes no cartão de crédito, com juros.

Os boletos não serão enviados para a casa dos contribuintes. É necessário acessar o site da Sefaz-PR e imprimir os boletos.

Descontos Nota Paraná 

No estado, os contribuintes podem obter descontos no IPVA 2023 através do programa Nota Paraná.

Segundo o governo do estado, os contribuintes que desejarem utilizar os créditos do Nota Paraná devem ser os donos do veículo informado. Sendo assim, não é possível utilizar os créditos para veículos de terceiros.

Como o sistema é interligado com o Detran/PR, o contribuinte não precisa informar o número da placa ou do Renavam.

Para o IPVA 2023, o prazo para transferir os créditos terminou. Segundo a Sefaz, foram transferidos R$ 6,6 milhões para o pagamento do IPVA de 115.154 veículos.

Como funciona o pagamento do IPVA?

Todos os proprietários de veículos devem pagar obrigatoriamente o IPVA no início do ano. O imposto é de responsabilidade do Detran que estabelece seu calendário de pagamentos, os valores e como os contribuintes podem pagá-lo.

É possível pagar o tributo tanto em cota única (à vista) ou parcelado. Geralmente é oferecido descontos especiais para quem opta pelo pagamento à vista.

Os estados organizam um calendário de pagamento para o IPVA 2023, que geralmente é organizado pelo número final da placa do veículo.

É válido destacar que este é um dos impostos mais importantes e que deve ser pago até o momento do licenciamento do veículo. O contribuinte que não pagar dentro das datas determinadas pelo Detran ficam sujeitas à multas e juros.

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile