Além do ENEM, os vestibulares de universidades estaduais de São Paulo também têm sofrido redução no número de inscritos. Alguns pontos são apontados como motivadores dessa diminuição dos participantes. Confira o porquê desse fenômeno.
Não é só o Exame Nacional do Ensino Médio que sentiu uma redução no número de participantes nas últimas edições. Os vestibulares da Unicamp, Unesp e USP (Fuvest) também perceberam que menos estudantes estão participando de suas seleções nos últimos anos.
A Unicamp e a Unesp apontaram que a última edição do processo seletivo apresentou o menor número de inscritos desde 2012; foram 61,6 mil inscritos na Unicamp e 67,5 mil na Unesp.
Já a Fuvest, que seleciona estudantes para a USP, apresentou o menor número de participantes em 2021 e nesse ano recebeu um pouco mais de inscritos.
Por que as universidades estaduais de SP estão recebendo menos inscritos?
Um dos primeiros motivos é o uso da nota do ENEM como forma de ingresso, isso acontece através do SiSU. No entanto, recentemente a USP decidiu adotar uma forma própria de seleção de estudantes através do exame e saiu do Sistema de Seleção Unificada.
Outro ponto que pode ser apontado é a pandemia, muitos estudantes encontraram dificuldades para dar continuidade aos estudos e não se sentem preparados para participar de seleções, o que acabou sendo mais sentido pelas pessoas com menos condições financeiras.
“Isso levou estudantes a ficarem mais desestimulados, é um processo seletivo exigente. Muitos candidatos talvez tenham se sentido pouco preparados para poder enfrentar uma maratona, como essa no caso da Unicamp”, comentou o diretor da Comissão Permanente para o Vestibular da Unicamp (Comvest), José Alves.
Aliado a esse último fator está o nível de dificuldade das provas, a Fuvest, por exemplo, é uma das seleções mais concorridas do país e é considerada por muitos professores como uma das provas mais difíceis também. Afinal, a USP é hoje considerada a melhor universidade pública do país.
Além dessa dificuldade, a pandemia também fez com que muitos estudantes tivessem que trabalhar e abandonar os estudos para ajudar em casa.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.