É arriscado investir na Bolsa de Valores? Conheça DETALHES e perca o medo!

Vem crescendo cada vez mais a quantidade de pessoas físicas que estão investindo na Bolsa de Valores. Ganhar uma boa quantia em dinheiro através de investimentos é o desejo de muitos e para que sua trajetória neste universo seja positiva é preciso conhecer o funcionamento, técnicas e estratégias para identificar tendências. Confira algumas dicas para começar a investir sem medo na Bolsa de Valores.

Saiba o seu perfil de investidor

Antes de dar início em seus investimentos é preciso identificar qual é o seu perfil de investidor. Cada um tem suas características próprias e possibilidades distintas que podem te colocar em um perfil mais arrojado, conservador ou moderado.

A partir destes perfis é possível enxergar o que você espera, sua tolerância a riscos, e se conseguirá lidar com situações surpresas, para finalmente poder apostar na bolsa. 

Seu perfil irá influenciar no tipo de ação que você vai adquirir. Investidores que desejam uma renda mais estável precisam procurar papéis de empresas de setores menos voláteis, como os de companhias de infraestrutura. No caso de perfis mais arrojados já se pode buscar por segmentos com forte sazonalidade, como varejo, empresas áreas e empresas de turismo.

Tenha um target claro 

Após descobrir o seu perfil, é necessário ter um projeto claro do que você deseja atingir. Defina o target, isto é, o objetivo da aplicação, como educação de um filho, uma viagem, montar uma renda futura, adquirir um bem, entre outros. Desta maneira, o investimento irá ficar mais palpável e, assim, será possível estabelecer um prazo correto para retirada, valores etc.

Diversifique seus investimentos 

A diversificação é algo muito importante no mundo dos investimentos para assegurar a segurança das transações em um universo dinâmico. Mesmo com toda a experiência que se possa ter e utilizando as melhores ferramentas, não é possível ter total certeza de como o mercado vai se movimentar no futuro.

Diante disso, a diversificação  é uma das grandes estratégias de proteção de sua carteira e de aumento de possibilidades de ganhos. Sempre pense em montar uma carteira composta de ativos de diferentes tipos e de diferentes setores.

Procure ajuda de especialistas 

Sempre que possível consulte especialistas do mercado financeiro para auxiliar em seus investimentos. Este tipo de profissional faz grandes análises dos vários fatores que influenciam o desempenho das ações, assim como a conjuntura econômica, balanço de empresas e situação atual do setor, tudo pautado pelas regras legais.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.