As compras de Natal sempre são muito esperadas por adultos e principalmente pelas crianças que sonham o ano inteiro com seu presente. Por conta disso, as birras no shopping ou em lojas podem ser comuns e isto sempre gera irritação nos pais. Pensando nisso, existe alguma maneira de evitar esta situação desagradável e fazer as compras de Natal de maneira mais tranquila? Confira algumas dicas.
Muitos podem pensar que a maneira de evitar esta situação é simplesmente deixar as crianças em casa, mas nem todas as mães ou pais podem fazer isso, seja pelo motivo que for. Claro que evitar sair para fazer compras com os filhos é uma ótima maneira de evitar as birras, já que comprar exige paciência, negociação, adequação aos valores que posso gastar, flexibilidade e organização.
Estas habilidades humanas e comportamentais são chamadas de Soft Skills. Elas são desenvolvidas ao longo da infância então por isso, não podemos esperar que as crianças as utilizem, até porque muitas vezes nem os adultos conseguem.
O que fazer para evitar as birras nas compras de natal?
É importante ter a consciência que o filho é seu e de que a criança está em um programa inadequado para suas necessidades, uma vez que terá que ficar parada, aguardar em filas, não poderá comprar tudo que que entre outras coisas. Este processo de ter clareza parece bem simples, mas ele altera a nossa atitude diante dos desafios que podemos viver.
É importante estabelecer combinados com as crianças. Estamos falando de combinados e não de regras. Não determine que a criança deva seguir um comportamento que você quer, é importante conversar com ela e apresentar suas necessidades, falar sobre o local que irão visitar e ver como a criança reage.
É importante fazer algumas pausas durante as compras, sempre respeitando necessidades como sono, fome, hidratação, entre outros.
Caso perceba que a criança está irritada, fale para ela, explique, mostre que você reconhece o cansaço dela, que sabe que fazer compras é algo cansativo e procure aliviar com um colo, uma pausa, um abraço, uma brincadeira.
Tente evitar falas como: eu avisei, você falou que ia se comportar, entre outras. Isto acaba prejudicando a situação e não ajuda.