Plataforma de ensino usa lições do poker para ajudar mulheres no mercado de investimentos

Um projeto de uma investidora bilionária está atraindo milhares de mulheres especialistas em finanças de todo o mundo, aumentando a crescente lista de serviços oferecidos para ajudar as mulheres a melhorar sua situação no trabalho.

O Poker Power é um programa de 12 etapas criado pela investidora de longa data Jenny Just, que usa o jogo de cartas para ensinar técnicas de negociação e tomada de risco. As lições, ministradas por jogadores experientes, começam com habilidades básicas, como ler os oponentes e quando desistir. As usuárias então adaptam essas técnicas às situações de trabalho, como pedir um aumento ou negociar uma transação.

Em entrevista à Bloomberg, Abbey Perkins, uma diretora de informações de uma empresa de trading com sede em Nova York, foi atraída pelo Poker Power como uma forma de elevar as outras mulheres em sua empresa. Ela já havia trabalhado com a fundadora, Just, e suas mensagens ressoaram.

“All-in soa como jogar todas as suas fichas na mesa. Bem, não é”, disse ela. “Trata-se de estar comprometido com a posição que você assumiu.” Em maio, ela levou o jogo para sua empresa; mais de 125 de seus colegas aderiram ao jogo, e muitos ainda estão desfrutando dos benefícios.

Existem muitas publicações, cursos e empresas de consultoria que atendem mulheres trabalhadoras que desejam avançar em suas carreiras. Mesmo que seja improvável que qualquer passo possa reduzir significativamente as disparidades salariais entre homens e mulheres ou aumentar o número de mulheres em cargos executivos, o fascínio de uma solução prática é poderoso.

A demanda entre as alunas de MBA na Kellogg School of Business da Northwestern University, em Illinois nos Estados Unidos, foi mais que o dobro das 100 vagas oferecidas. Quase 4.000 mulheres em mais de 20 países, incluindo EUA, Singapura e Taiwan, se inscreveram no programa. Atualmente, as aulas são ministradas em inglês, mas existe a perspectiva de outros idiomas serem incluídos no curso.

Para Cathy Jerome, diretora sênior de marketing do time de basquete da NBA Washington Wizards, o programa tornou outras oportunidades de desenvolvimento de carreira obsoletas. “Não há comparação”, disse ela também em entrevista à Bloomberg.

A criação de Jenny Just

Foto: Maggie Rife

O conceito foi desenvolvido em 2019 por Jenny Just, co-fundadora da Peak6 Investments, com sede em Chicago, em um esforço para atrair mais mulheres para cargos de gestão de dinheiro, que geralmente pagam mais. 

Ela mesma passou por várias dificuldades com a diversidade de gênero em sua empresa; na Peak6, cerca de 35% dos traders são mulheres, mas a situação é muito pior no setor como um todo. De acordo com dados da Morningstar Inc., uma empresa de serviços financeiros também de Chicago, apenas 14% dos 25.000 gestores de dinheiro em todo o mundo são mulheres.

“Em vez de um seminário, ou uma reunião efusiva, na verdade estou fazendo algo tangível”, disse Just. “É um lugar realmente seguro para falhar e praticar a falha, e depois voltar e tentar novamente”, concluiu.

A plataforma é gratuita para pessoas físicas, mas a maior parte dos usuários vem de clientes corporativos pagantes e até universidades, que a oferecem a seus funcionários e alunos. Quem quiser aulas particulares também pode pagar US$55 por hora para se encontrar com um dos professores da plataforma. A empresa de Just tem sua própria franquia de jogos, a equipe de e-sports Evil Geniuses, mas o empreendimento de poker funciona separadamente.

Em 2019, Just estava começando no poker e contratou um treinador para instruir sua filha, que estava cursando a 8ª série. O plano era ajudar sua filha a melhorar no tênis, educando-a para ser uma jogadora mais meticulosa. “Alguns dos indivíduos mais experientes no ramo financeiro ensinam poker a seus filhos aos cinco, seis e sete anos”, explicou Just. “É um jogo estratégico e produtivo”.

Just começou rapidamente a fazer experiências com sua própria rede de mulheres na Peak6 e depois expandiu o conceito para muitas mulheres que conhecia no mercado de finanças. “Isso não aconteceu de propósito, aconteceu acidentalmente”, disse ela. “Às vezes você dá sorte”. Quando a pandemia começou, ela desenvolveu o programa online e contratou profissionais para ensinar.

Resultados promissores

Foto: Divulgação/Northwestern University

A ideia de que as mulheres são negociadoras menos eficazes do que os homens foi refutada por diversas pesquisas e estudos. Segundo estas análises, as mulheres são mais propensas a sofrer consequências quando solicitam aumentos ou promoções, o que pode desencorajá-las a participar do processo por completo. A dinâmica que sufoca o avanço profissional de tantas mulheres não pode ser alterada por uma aula de poker.

No entanto, algumas mulheres afirmam que usaram habilidades relacionadas ao poker para pechinchar por melhores ofertas de emprego e salários. “Há realmente essa mudança de comportamento que acontece; em termos de como as mulheres aparecem quando estão negociando, quão assertivas elas podem ser, quão corajosas elas são, sua resiliência”, disse Gail Berger, vice-diretora do Kellogg Center para Mulheres Executivas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!