Até quando posso receber a 2ª parcela do 13º SALÁRIO? Veja os prazos determinados pela lei

O pagamento da primeira parcela do 13° salário já está na conta, o depósito foi feito pelos empregadores até o dia 30 de novembro. Esse é um prazo estabelecido pela CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas), e precisa ser respeitado por todos os que contratam funcionários com registro em carteira de trabalho. A mesma regra passa a valer também para a data de depósito da segunda parcela do abono natalino que acontece em dezembro.

Até quando posso receber a 2ª parcela do 13º SALÁRIO? Veja os prazos determinados pela lei
Até quando posso receber a 2ª parcela do 13º SALÁRIO? Veja os prazos determinados pela lei (Imagem: FDR)

O pagamento do 13° salário é aguardado por milhares de brasileiros que atuam com carteira de trabalho assinada. O dinheiro tem várias finalidades nesse final de ano, seja para pagar débitos que estão atrasados, investir nas festas de Natal e Ano Novo ou simplesmente para criar uma reserva de emergência. Nesse primeiro momento foi repassado 50% do salário bruto do trabalhador.

A empresa tem de fevereiro a novembro para pagar a primeira parcela do abono natalino, e que deve representar a metade do salário do funcionário. Os empregadores que optarem por pagar as duas parcelas de uma única vez devem depositar a quantia também até 30 de novembro. Existe ainda a opção de antecipar a primeira cota junto com o pagamento das férias.

Agora, as empresas começam a se preparar para o pagamento da segunda e última parcela do 13° salário dos seus funcionários. Válido tanto para aqueles que atuam na iniciativa privada, como para quem trabalha em empresas públicas. O saque dessa vez é pago próximo ao Natal.

Valor do 13° salário

O valor total do 13° salário é dividido em duas parcelas, sendo que a primeira é de 50% e a segunda de 50% com descontos. O que diminuí o valor da segunda parcela são as alíquotas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), além da contribuição para o IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) para aqueles que ganham mais que R$ 1.903,98 por mês.

Ainda assim, costuma ser em dezembro que a empresa aplica no décimo terceiro salário a média de ganho com horas extras e adicional noturno durante o ano, além de comissões e outros bônus. No entanto, aqueles que pagam pensão alimentícia com desconto em folha terão redução nesse sentido.

Descubra quanto você vai receber:

Prazo de pagamento do 13° salário

Cumprindo com a legislação da CLT, cabe ao empregador transferir para conta salário dos seus funcionários o pagamento do 13° salário dentro desses prazos:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile