IPTU 2023: Empresários de Curitiba estão IRRITADOS por conta DESTE motivo

Entidades do setor comercial e imobiliário da cidade de Curitiba devem protocolar uma carta na Prefeitura da capital paranaense, nesta terça-feira (29), se manifestando de maneira contrária ao aumento do valor cobrado pelo IPTU 2023 na cidade.

IPTU 2023: Empresários de Curitiba estão IRRITADOS por conta DESTE motivo (Imagem: FDR)

Os empresários solicitam que a prefeitura mantenha a proposta da revisão da Planta Genérica de Valores, mas sem previsão de aumento do IPTU para além da correção da inflação.

Além disso, a carta também solicita que a metodologia do cálculo do imposto seja debatido com a participação dos empresários no próximo ano, visando correção de possíveis distorções no valor dos imóveis da cidade.

Dessa forma, o grupo deverá participar de uma Audiência Pública na prefeitura, no próximo dia 2, na Câmara Municipal. Entretanto, o Secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Holtz, afirmou que não recebeu o convite para participar da audiência.

Urgência no trâmite do aumento do IPTU 2023

A polêmica entre os empresários e a prefeitura de Curitiba se originou a partir do início da tramitação de um Projeto de Lei que prevê que até 80% dos imóveis tributáveis na capital paranaense tenham aumento no IPTU. A matéria tem sido tratada na Câmara em regime de urgência e tem como condição não disponibilizar aos vereadores qual será o valor do ajuste de cada imóvel.

Por isso, parlamentares contrários à proposição realizaram uma reunião na Câmara para debater o tema na última sexta-feira, contando com a presença de entidades do setor comercial e imobiliário. Representantes da Prefeitura foram convidados, mas não compareceram.

Dessa forma, assinarão o documento que será encaminhado ao Prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), 12 entidades relacionadas aos setores comerciais e imobiliários, além dos vereadores Amália Tortato e Rodrigo Marcial (ambos do Partido Novo).

Formas de pagamento do IPTU em Curitiba

Apesar das mudanças propostas já para a arrecadação no IPTU Curitiba 2023, a forma de pagamento do tributo seguirá inalterada, com a possibilidade de pagamento à vista com desconto ou parcelado.

O pagamento poderá ser feito por meio de Documento de Arrecadação disponível no site da Prefeitura de Curitiba e também por meio da correspondência enviada no início do ano.

Segundo o polêmico projeto de lei, ficarão isentos de IPTU os imóveis de padrão popular, com área total construída igual ou inferior a 70 metros quadrados e com valor venal de até R$ 214 mil.